Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP promove mutirão contra o câncer de pele neste sábado

HC, na capital, e outras 10 unidades estaduais prestarão atendimento e orientação à população sobre a doença; maternidade estadual terá feira de saúde e cidadania na zona leste

Neste sábado, 24 de novembro, das 9h às 15h, 12 unidades da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo participarão de uma campanha de prevenção ao câncer de pele realizada em parceira com a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Na capital, o Ambulatório de Dermatologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP oferecerá à população exame clínico da pele e realizará o encaminhamento dos casos com suspeita de câncer para acompanhamento via Sistema Único de Saúde (SUS). O HC também prestará orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção e descoberta precoce da doença.

"O público será esclarecido sobre a importância de se proteger dos raios solares para a prevenção da doença, cujo surgimento está diretamente ligado à exposição prolongada ao sol, sem a proteção adequada", explica o dermatologista Eugênio Pimentel, um dos coordenadores da campanha no HC.

Além do HC, outras cinco unidades ligadas à Secretaria farão atendimento e orientação à população na capital: AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Itaquera, AME Maria Zélia, Hospital Infantil Darcy Vargas, Hospital Heliópolis e Hospital Ipiranga.

No interior, litoral e Grande São Paulo, entre as unidades da pasta, participarão da campanha o Hospital Padre Bento (Guarulhos), Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Hospital Guilherme Álvaro (Santos), AME Presidente Prudente e o Instituto Lauro de Souza Lima (Bauru).

O câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem o tecido. A radiação ultravioleta, concentrada nos raios solares e nas cabines de bronzeamento artificial, é a principal responsável pelo desenvolvimento do tumor e do envelhecimento da pele.

O melanoma é o tipo mais perigoso entre os tumores de pele câncer, com alto potencial de desenvolvimento de metástase. Mais frequente em pessoas de pele clara e sensível, normalmente se inicia como uma pinta escura. Pode levar à morte caso não haja diagnóstico e tratamento precoce.

Como identificar o câncer da pele:

Segundo Eugênio Pimentel, do HC-FMUSP, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. Para isso, é preciso estar atento a alguns sinais:

- Crescimento na pele de lesão elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;

- Existência de pinta preta ou castanha que mude de cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

- Aparecimento de mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Feira de Cidadania, Saúde e Lazer

Também neste sábado, 24 de novembro, a maternidade estadual Leonor Mendes de Barros, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, promoverá uma feira de Cidadania, Saúde e Lazer.

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. No local, os visitantes poderão participar de oficinas culturais para crianças, fazer testes de glicemia, colesterol e medir a pressão arterial. Além disso, os participantes terão a oportunidade de emitir a primeira Carteira de Trabalho e primeira via do RG, e receberão orientações sobre educação no trânsito, recreação e orientação esportiva.

A feira também contará com a presença de profissionais do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), unidade da Secretaria, para orientar os participantes das atividades sobre higiene bucal.

"A feira começou quando o serviço social do hospital detectou que muitas pacientes não tinham conhecimento de como conseguir alguns documentos como carteira de identidade ou trabalho. Então tomamos a iniciativa de realizar esse evento uma vez por ano, para orientar a população sobre o assunto e sobre saúde também", diz Elizabeth Yamada, organizadora da feira.

O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Fábrica de Cultura Catavento.

A Feira da Cidadania, Saúde e Lazer da maternidade estadual Leonor Mendes de Barros acontecerá no Parque Belém, que fica na avenida Celso Garcia, 2.231, Belenzinho - São Paulo / SP.

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado