Incor vai ampliar em 68% UTI pediátrica e neonatal

Secretaria irá contratar 51 novos profissionais para garantir 11 novos leitos especializados em cardiologia; obras do bloco 3 começam nas próximas semanas

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo irá contratar 51 funcionários para aumentar em 68% o número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e neonatal do Instituto do Coração (Incor) do HC-FMUSP.

Mediante concurso público serão contratados 11 médicos, 21 enfermeiros e 19 técnicos de enfermagem. O número de vagas neonatais e infantis para terapia intensiva cardiológica passará de 16 para 27, aumentando a capacidade de assistência aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Cada um dos leitos conta com equipamentos como berços automáticos, respiradores e monitores de sinais vitais, com um custo em equipamentos de cerca de R$ 160 mil por leito.

A área de atendimento da UTI foi projetada para criar um espaço funcional para as equipes e, simultaneamente, lúdico e agradável para as crianças e adolescentes em atendimento. Cerca de 70% dos leitos da unidade são ocupados para tratamento de pacientes em fase pré e pós-cirúrgica e 30%, para tratamento clínicos (cardiomiopatias adquiridas, arritmia, febre reumática, hipertensão pulmonar e transplante).

O Incor também dará início, nas próximas semanas, às obras de contrução do Bloco 3. Serão seis andares, em uma área total de 6,7 mil m², com impacto não apenas no atendimento dos pacientes, como no ensino e no desenvolvimento das pesquisas que são feitas no Incor.  A expectativa é que as obras estejam concluídas em 36 meses.

O novo bloco do Incor permitirá a atualização tecnológica da unidade e aumento da estrutura da Unidade Clínica de Emergência, Central de Material Esterilizado, Unidade de Internação do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Hospital-Dia e Central de Endoscopia Digestiva e Respiratória, além de tornar ainda melhor a qualidade da assistência, do acolhimento aos pacientes e de seus acompanhantes e das condições de trabalho dos médicos e demais membros da equipe que atuam na instituição.

Já as novas instalações da Unidade Clínica de Emergência terão salas de exames de ecocardiograma, ultrassom e raio-X no próprio serviço, além de acesso mais rápido, por meio de elevador, às áreas de diagnóstico de maior complexidade – hemodinâmica, tomografia, ressonância, angiografia – nos centro cirúrgico e nas unidades de internação.

Especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíaca e torácica, o Instituto do Coração do HC-FMUSP realiza anualmente 5 mil cirurgias, 13 mil internações, 2 milhões de exames análises clínicas e 260 mil consultas médicas.

PS do Instituto Central

Já o Instituto Central do HC-FMUSP deverá inaugurar, no próximo semestre, as obras de modernização e ampliação de seu pronto-socorro, no valor de R$ 4milhões. A reforma irá triplicar as unidades para atendimento de pacientes gravíssimos que chegam ao OS.

Um dos principais objetivos da reforma será a modernização do atendimento, que receberá equipamentos de ponta como os utilizados nos melhores prontos-socorros do mundo. Também haverá aumento dos leitos de emergência preparados para receber, imediatamente, pacientes em estado gravíssimo, totalmente equipados e com equipe multidisciplinar em todos eles.

A reforma irá ampliar e melhorar a recepção e otimizar a classificação segundo a gravidade e o fluxo de pacientes, tornando ainda mais rápido o atendimento para os casos mais graves. Também haverá melhora nas condições de trabalho dos funcionários, que poderão oferecer um atendimento mais humanizado e com mais conforto e segurança, com o aumento do número de guichês de atendimento e com a contratação de profissionais. O pronto-socorro do HC atende uma média diária de 500 pacientes por dia.

Publicado por Assessoria de Imprensa em