SP mobiliza 25 mil agentes em semana estadual de combate à dengue

Atividades serão realizadas por todo o Estado para alertar a população sobre prevenção à doença

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo irá reunir cerca de 25 mil agentes na Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue, que começa na próxima segunda-feira, 26 de março. O objetivo é alertar e sensibilizar a população sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Por todo o Estado foram programadas atividades especiais, entre arrastões, panfletagens, pedágios, distribuição de adesivos e imãs de geladeira, palestras, apresentações de teatro, exposições e passeatas, além de mutirões de limpeza, visitas casa a casa, remoção de criadouros e visitas de imóveis estratégicos e especiais, como cemitérios e ferros-velhos.

Cada município programou suas atividades, que acontecem até dia 30 de março, sexta-feira. A Secretaria também irá distribuir panfletos e cartazes aos municípios.

"Os números apontam tendência de queda no número de casos neste ano no Estado, mas não podemos baixar a guarda, uma vez que o calor ainda persiste e as chuvas costumam diminuir após o mês de março. Este é, mais do que nunca, momento de unir forças", afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Balanço da Secretaria, com base em boletim produzido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE),
apontou que o número de casos de dengue no primeiro bimestre de 2012 foi 91,9% inferior ao registrado no mesmo período de 2011.

Nos dois primeiros meses deste ano os municípios paulistas informaram, por intermédio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), 966 casos autóctones (com transmissão dentro do estado). No mesmo período do ano passado houve 11.984 casos confirmados da doença. O Estado de São Paulo trabalha, primordialmente, com casos confirmados laboratorialmente, por intermédio da rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz.

A cidade de Potim, no Vale do Paraíba, lidera o número de casos informados à Secretaria pelo Sinan, com 174, seguida pelo município de Pontal, com 144, e Borborema, com 98.

Dos 645 municípios do Estado de são Paulo, 541 não registraram nenhum caso da dengue no primeiro bimestre.

Ações contínuas

A Secretaria investe anualmente R$ 40 milhões para ajudar os municípios paulistas no combate à dengue, incluindo.

Em outubro do ano passado a pasta lançou o Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue para o período 2011-2012, que trouxe novidades em relação às ações já executadas nos anos anteriores, como o treinamento "Express" de equipes médicas nos próprios serviços de saúde em 283 municípios considerados prioritários, além de apoio dos municípios em visitas casa a casa.

Em 2011 a Secretaria também promoveu uma semana estadual de combate à dengue e encaminhou 1,8 milhão de torpedos com mensagens de alerta sobre a doença, em parceria com a operadora de celular Vivo.

Publicado por Assessoria de Imprensa em