Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP recebe prêmio por qualidade na informação em cânceres de colo uterino e mama

São Paulo, por meio da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, foi premiado pela qualidade das informações reunidas pelo Estado no Siscolo e no Sismama. A premiação ocorreu durante o VIII Encontro Nacional para Coordenadores dos Programas de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama, realizados de 16 a 18 de maio, no Rio de Janeiro.

O Siscolo e o Sismama são sistemas informatizados gerenciados pelo DATASUS, do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para auxiliar o Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama. Coleta e processa informações sobre identificação de pacientes e laudos de exames citopatológicos e histopatológicos, fornecendo dados para o monitoramento externo da qualidade dos exames, e assim orientando os gerentes estaduais do Programa sobre a qualidade dos laboratórios responsáveis pela leitura dos exames no município.

No Estado de São Paulo, este trabalho é coordenado pela FOSP. "A qualidade da informação é fundamental para o bom funcionamento e a evolução de qualquer programa de acompanhamento e controle de doenças. Sabemos que, em relação aos cânceres de colo de útero e mama, além de termos a base de dados completa, também possuímos qualidade na informação. Isso muito nos orgulha e coloca a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em posição privilegiada no Brasil", analisa o diretor presidente da FOSP, professor José Eluf Neto.

Para Lise Cristina Baltar Cury, gerente da equipe técnica da Fundação, que representou a Fundação no evento, a boa qualidade na informação deve-se também ao trabalho afinado entre rede básica, prestadores, FOSP, DRSs e SES.

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado