Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde promove campanha ¿troque seu cigarro por uma flor¿

2 mil flores do município de Holambra serão entregues a fumantes no vão livre do Masp nesta quinta-feira, Dia Mundial sem Tabaco

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove nesta quinta-feira, 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, a campanha "Troque seu Cigarro por uma Flor".

Cerca de duas mil flores do município de Holambra, no interior paulista, serão distribuídas a fumantes que entregarem seus maços de cigarro aos profissionais do Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas) no vão livre do Masp, na avenida Paulista. A ação ocorrerá das 10h às 15h.

Haverá também distribuição de folhetos informativos sobre o uso do tabaco, álcool e outras drogas, além da realização de testes que avaliarão, por exemplo, o grau de dependência da população ao tabaco.

Quem passar pelo local poderá, ainda, realizar avaliação odontológica, para identificação de possíveis lesões pré-cancerígenas causadas pelo cigarro e testes específicos, como a monoximetria, para avaliar o índice de monóxido de carbono no pulmão de tabagistas. As pessoas que apresentarem alto risco de dependência serão encaminhados a serviços especializados para tratamento gratuito.

A cada meia hora serão realizadas palestras de orientação sobre os males causados pelo tabaco e por outras drogas, com duração de 10 minutos cada.

"Hoje as pessoas têm consciência clara dos males que o cigarro causa, como cânceres, infartos, enfisemas e outras doenças fatais. Porém, poucos são aqueles que conseguem largar a dependência. Uma data como esta é ideal para reforçar informações sobre estes riscos", diz Ivone Charran, diretora do Programa de Atenção ao Tabagista do Cratod.

Durante todo o período de realização da ação, a população poderá participar de diversas atividades físicas promovidas pelo programa Agita São Paulo, da Secretaria, de combate ao sedentarismo.

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado