Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Masp tem ação contra o cigarro nesta quinta-feira, Dia Mundial sem Tabaco

Profissionais do Cratod testarão nível de dependência dos fumantes e distribuirão folhetos informativos sobre riscos à saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove, nesta quinta-feira, 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, uma ação com objetivo de alertar a população sobre os riscos do cigarro e de outros produtos derivados do tabaco.

Das 10h às 15h, profissionais do Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas) estarão no vão livre do Masp distribuindo folhetos informativos sobre o uso do tabaco, álcool e outras drogas, além da realização de testes que avaliarão, por exemplo, o grau de dependência da população ao tabaco.

Quem passar pelo local poderá realizar avaliação odontológica, para identificação de possíveis lesões pré-cancerígenas causadas pelo cigarro e testes específicos, como a monoximetria, para avaliar o índice de monóxido de carbono no pulmão de tabagistas. As pessoas que apresentarem alto risco de dependência serão encaminhados a serviços especializados para tratamento gratuito.

A cada meia hora serão realizadas palestras de orientação sobre os males causados pelo tabaco e por outras drogas, com duração de 10 minutos cada.

"Hoje as pessoas têm consciência clara dos males que o cigarro causa, como cânceres, infartos, enfisemas e outras doenças fatais. Porém, poucos são aqueles que conseguem largar a dependência. Uma data como esta é ideal para reforçar informações sobre estes riscos", diz Ivone Charran, diretora do Programa de Atenção ao Tabagista do Cratod.

Durante todo o período de realização da ação, a população poderá participar de diversas atividades físicas promovidas pelo programa Agita São Paulo, da Secretaria, de combate ao sedentarismo.

31 de maio de 2012 (das 10h às 15h)
Ação Comunitária
Palestras de orientação (a cada meia hora) com duração de 10 minutos
Atividades físicas
Onde: vão livre do Masp
Endereço: avenida Paulista, 1.578
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado