Secretaria investe na capacitação dos conselheiros da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS (Cefor), acaba de concluir a capacitação de 19 conselheiros para atuarem no controle social de saúde pública. A solenidade ocorreu na última quinta-feira, 17 de março, na sede da pasta, localizada na zona oeste da capital paulista.

A capacitação foi realizada através de um curso voltado à compreensão da estrutura, funcionamento, diretrizes e políticas públicas do SUS e aplicação dos conhecimentos adquiridos na criação de projetos voltados às necessidades sociais.

Além de aulas teóricas, os conselheiros também tiveram aulas práticas de informática. No total, o curso teve duração de 96 horas. Além do certificado de conclusão, cada conselheiro ganhou uma agenda do gestor municipal 2011 para dar continuidade à aprendizagem.

“A saúde tem uma série de desafios a serem superados. Por isso, devemos estar sempre nos reciclando. Para os conselheiros, esse curso de formação de saúde para controle o social é fundamental, pois é bastante amplo. Eu parabenizo os formandos porque aprendi bastante com os trabalhos realizados por eles no final do curso”,  diz José Manoel Camargo Teixeira, Secretário Adjunto de Estado da Saúde.

Os conselheiros estaduais da saúde são os representantes da população dentro da Secretaria. Entre suas principais funções estão a fiscalização dos gastos e investimentos públicos e a criação de projetos e políticas que visem à melhoraria da qualidade do serviço de saúde oferecido à população.

Formandos
Aparecida Bernadete Soares Sales