Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

1 em cada 3 acidentados de moto têm sequelas permanentes

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, realiza nesta sexta-feira, 1º de julho, o I Fórum Segurança e Saúde.

Levantamento é do Hospital das Clínicas da FMUSP, que promove fórum sobre o tema nesta sexta-feira.

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, realiza nesta sexta-feira, 1º de julho, o I Fórum Segurança e Saúde. O evento, organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes, é voltado para motociclistas, técnicos de saúde e trânsito. O objetivo é buscar propostas que diminuam o número de acidentes com motocicletas. Os interessados em participar podem se inscrever até amanhã, quinta-feira (veja abaixo).

Levantamento realizado com vítimas de acidentes de moto internados no IOT traçou o perfil desses pacientes. Durante seis meses, dos 255 acidentados acompanhados, 84 precisaram de internação e, destes, 54% tiveram fratura exposta, 32,3% tiveram seqüelas permanentes, 14,7% ficaram paraplégicos ou sofreram amputação e 82,4% ficaram mais de seis meses afastados do emprego.

A média foi de 18 dias de internação, sendo que 14% dos pacientes, após a alta médica, precisaram ser reinternados.
Segundo o ortopedista Marcelo Rosa, além da ocupação de diversos leitos, a internação dos 84 pacientes representou um custo de, aproximadamente, R$ 3 milhões à instituição. Ele destaca que apesar dos homens continuarem a ser a maioria, o porcentual de mulheres internadas chegou a 10%. “É o dobro do verificado em estudos anteriores”, aponta.

A maioria dos acidentes ocorreu em colisões com carro e 71% dos envolvidos são jovens no auge da produtividade.
Dos pacientes acompanhados, 12% tiveram lesões neurológicas periféricas. “Além de gerar um alto custo para o Estado, muitos destes pacientes terão consequências para o resto da vida”, destaca Marcelo Rosa, acrescentando que os acidentes de moto, hoje, devem ser vistos como uma epidemia.

I Fórum Segurança e Saúde
Data: 1 de julho de 2011
Horário: 8h às 18h
Local: Teatro Faculdade de Medicina da USP - Av. Dr. Arnaldo, 455 -Cerqueira César/São Paulo - próximo à estação Clínicas do Metrô. Vagas limitadas - inscrição gratuita: cegom@hcnet.usp.br - (11) 3086-4106
.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado