Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Yubá ‘desbanca’ Neymar e Fiuk em enquete para batizar jararaca do Instituto Butantan

Após duas semanas de votação popular, foi definido o nome da jararaca-ilhoa do Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde.

Votação popular recebeu mais de 59 mil votos pela internet e em urnas localizada no Instituto

Após duas semanas de votação popular, foi definido o nome da jararaca-ilhoa do Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde. O animal que completa quatro meses nesta sexta-feira, 1º de julho, vai se chamar chamará Yubá, que significa amarelo em tupi guarani, remetendo a coloração do animal (veja resultado final abaixo).

O concurso recebeu mais de 59 mil votos, recebidos em uma urna localizada no Museu Biológico e pela internet. O público tinha outras cinco opções de nomes: Aureo, que significa dourado em latim, Homer, Neymar, Jack e Fiuk.

Yubá nasceu no último dia 1º de março e mede cerca de 15 cm. A serpente peçonhenta é uma espécie ameaçada de extinção e rara, originária da Ilha da Queimada Grande, litoral sul de São Paulo, porém o exemplar que ficará exposto no museu do Butantan é nascido em cativeiro, através de uma ação de conservação ambiental desenvolvida por pesquisadores do Instituto.

“A votação atraiu inúmeros visitantes ao Butantan. O público quase triplicou durante a enquente. Agora, com nome definido, acreditamos que o Yubá será uma das grandes atrações do Museu durante as férias de julho”, comemora Giuseppe Puorto, diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan.

Os museus do Instituto Butantan ficam abertos de terça a domingo, das 9h às 16h30. A entrada custa R$ 6. Estudantes pagam R$ 2,50. Menores de sete anos, maiores de 60 e portadores de necessidades especiais não pagam. O Instituto Butantan fica na avenida Vital Brasil, 1.500, zona oeste da capital.

Resultado da votação

1- Yubá – 16.221 votos
2- Homer – 14.891 votos
3- Neymar – 11.075 votos
4- Jack – 7.816 votos
5- Aureo – 5.384 votos
6- Fiuk – 3.993 votos
Publicado por 01/07/2011 em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado