Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP faz cirurgia de urgência inédita para reconstrução da uretra

O Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão ligado a Secretaria de Estado da Saúde, realizou com sucesso a primeira cirurgia de urgência utilizando procedimento pouco invasivo em São Paulo em reconstrução da uretra.

Com apenas um “furinho”, procedimento minimamente invasivo, realizado no Hospital do Homem, reconstruiu a uretra de paciente acidentado

O Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão ligado a Secretaria de Estado da Saúde, realizou com sucesso a primeira cirurgia de urgência utilizando procedimento pouco invasivo em São Paulo em reconstrução da uretra. Sem cortes e com apenas uma pequena incisão de, aproximadamente um centímetro, feita abaixo do umbigo do paciente, a equipe médica conseguiu reconstruir a uretra – canal condutor da urina – em cirurgia de quarenta minutos.

O paciente que passou pela cirurgia teve a uretra rompida após cair de uma escada. Com a ajuda de um equipamento único no SUS, o endoscópio flexível, os médicos conseguiram “navegar” por dentro da bexiga do doente até chegar ao canal rompido e realinhá-lo. Os especialistas acompanharam o procedimento por um monitor de vídeo.

Na cirurgia convencional, conhecida como “aberta”, o paciente recebe cortes no abdômen e permanece em repouso por, no mínimo, 30 dias. Além disso, é necessário o uso de sonda por três meses, o que faz crescer o risco de infecções. Já o método utilizado de modo pioneiro no Centro do Homem, diminui pela metade o desconforto pós-operatório e o tempo de utilização do dreno para urinar. E a pessoa operada também volta à vida profissional mais rapidamente.

“A presença da tecnologia - e de profissionais altamente competentes - nos permitiu tratar com precisão um paciente em estado grave. Vamos desenvolver a técnica para ampliá-la a um número cada vez maior de pacientes da rede pública de saúde”, destaca o coordenador do serviço de urologia, Cláudio Murta.

O Centro de Referência da Saúde do Homem está localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antonio, 2.651, Jardim Paulista, e atende pacientes encaminhados por Unidades Básicas de Saúde e outros serviços da rede pública.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado