Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Inverno é pior para pacientes com câncer

Alguns efeitos colaterais do tratamento oncológico já são popularmente conhecidos. À quimioterapia, por exemplo, estão associados os enjôos e vômitos.

Efeitos colaterais de medicamentos podem acentuar sensibilidade às baixas temperaturas, alerta o Instituto do Câncer do Estado de SP

Alguns efeitos colaterais do tratamento oncológico já são popularmente conhecidos. À quimioterapia, por exemplo, estão associados os enjôos e vômitos. Porém, as temperaturas mais baixas de inverno também exigem do paciente maior atenção e alguns cuidados especiais.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, preparou algumas dicas para ajudar a entender e evitar esses desconfortos para quem passa por tratamento oncológico.

Alguns tipos de quimioterápicos aumentam a sensibilidade ao frio, exigindo cuidado especial do paciente durante o inverno. Como consequência, pode-se sentir uma sensação de formigamento ou de choque, principalmente nas extremidades corporais (mãos e pés).

Adotar alguns cuidados simples pode ajudar a passar melhor pelo inverno, como agasalhar-se bem, usar luvas e meias para manter as mãos e pés aquecidos, usar tocas ou gorros de lã, principalmente se a quimioterapia provocou queda de cabelo, ampliar o consumo de bebidas quentes, como os chás, evitar a ingestão de líquidos gelados e reduzir o contato com objetos frios. Essas medidas ajudam a minimizar o desconforto.

“O mais importante é saber que essas alterações são comuns e reversíveis. Assim que o tratamento termina, os pacientes recuperam a sensibilidade”, diz Maria Pilar, coordenadora da Oncologia Clínica do Icesp.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado