Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Ações de prevenção marcam Dia Internacional do Homem no Estado

O “Dia Internacional do Homem” será celebrado nessa sexta-feira, 15 de julho e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) chama a atenção da população masculina para a importância sobre a prevenção e cuidados que devem ser tomados com a saúde de forma integral.

Secretaria de Estado da Saúde realiza videoconferência e teste rápido para diagnóstico de HIV

Na véspera do “Dia Internacional do Homem”, celebrado nessa sexta-feira, 15 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) chama a atenção da população masculina para a importância sobre a prevenção e cuidados que devem ser tomados com a saúde de forma integral. Para reforçar o alerta, profissionais do Programa Estadual de DST/Aids (PEDST/Aids) realizarão exames de testagem rápida para o diagnóstico de HIV, além de promoverem uma videoconferência, nas unidades estaduais de saúde, sobre as estratégias de prevenção às DSTs/Aids.

A ação tem como objetivo aproximar a população masculina dos serviços de saúde, criando um vínculo com essas pessoas que, de um modo geral, apresentam forte resistência antes de procurar assistência médica. Em 2008, a Aids foi a quarta causa de morte entre os homens de 25 a 44 anos de idade. No estado, hoje, os homens respondem por 65% dos casos de HIV positivo.

De acordo Patrícia Marques, psicóloga do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, da SES, geralmente, os homens procuram os serviços especializados apenas quando o agravo já está bastante avançado. “Para os profissionais de saúde, tentar mudar esse comportamento conscientizando os homens sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado é um verdadeiro desafio”, explica.

Serviço

Videoconferência: 14 de julho - das 14 às 17 horas. Os interessados podem consultar a relação de unidades de saúde que participarão da videoconferência, ou acompanhar toda a programação pelo site www.crt.saude.sp.gov.br
Teste rápido para diagnóstico de HIV: 15 de julho – das 9 às 15 horas.
Local: Sindicato Nacional dos Aposentados (rua do Carmo, 171 – Centro)
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado