Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde de SP manda reforço médico para o Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo encaminha nesta segunda-feira, 17 de janeiro, duas equipes médicas para auxiliar no atendimento de vítimas da catástrofe ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo encaminha nesta segunda-feira, 17 de janeiro, duas equipes médicas para auxiliar no atendimento de vítimas da catástrofe ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro.

As equipes fazem parte do Grupo de Resgate e Atendimentos às Urgências (Grau), órgão da pasta, e são especializadas em resgates aeromédicos em locais de difícil acesso. Possuem treinamento especifico para rapel de helicóptero e atendimento remoto.

Juntamente com a equipe, formada por dois médicos e dois enfermeiros, a Secretaria encaminhou também material e equipamentos necessários para o atendimento, como laringoscópios e monitores portáteis.

O grupo possui experiência nesse tipo de ação. Já participou, em 2009 e 2010, de resgates em situações semelhantes em Maceió, Santa Catarina e São Luiz do Paraintinga.

O pedido de ajuda foi feito pela direção do Hospital da Polícia Militar do Rio de Janeiro. As equipes embarcaram nesta tarde.

“Neste momento difícil por que passam algumas cidades brasileiras, é importante que haja solidariedade e apoio entre os governos. Por isso decidimos encaminhar esta equipe extremamente especializada em atendimento a urgências médicas em caso de desastres”, afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Na última quinta-feira, 13 de janeiro, a Secretaria encaminhou uma remessa extra de aproximadamente 1,5 tonelada de medicamentos para o município de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, fortemente atingido pela enchente em razão das fortes chuvas.

No total foram enviados cerca de 700 mil unidades farmacêuticas de remédios do programa Dose Certa, entre antitérmicos, analgésicos, antiinflamatórios, xaropes e pomadas, além de sais para hidratação.

Também foram encaminhados ao município 6 mil frascos de hipoclorito de sódio (água sanitária), para que as pessoas possam fazer a desinfecção de suas residências e de utensílios domésticos como copos, talheres e panelas, além de utilizar a substância na água da torneira para lavar alimentos.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado