• Icesp cria ¿cardápio¿ contra o câncer

O consumo de alimentos com variedade, qualidade e quantidade adequadas é um dos principais fatores na prevenção do câncer. Por isso, o setor de Nutrição e Dietética do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, preparou uma lista com alguns alimentos que auxiliam na prevenção contra a doença.

• SP faz primeira cirurgia de próstata por acesso único da América Latina

O Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde na capital paulista, realizou com sucesso a primeira cirurgia da América Latina em que o paciente tem a próstata operada com apenas um pequeno furo feito abaixo do umbigo. Por este orifício entram um aparelho chamado de “single port” e uma câmera de vídeo para que o médico acompanhe o procedimento por um monitor de vídeo.

• SP pede doação de leite humano

Após o período de festas e nos meses de férias, os estoques dos bancos de leite humano costumam apresentar queda. Em 2010, por exemplo, o Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, principal centro estadual de referencia para bancos de leite humano, apresentou queda de 50% no total de litros coletados em janeiro e fevereiro.

• 60% dos homens chegam doentes ao médico

Um levantamento realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, da Secretaria de Estado da Saúde, aponta que 60% dos 2,8 mil pacientes que são atendidos por mês na unidade apresentam algum tipo de patologia e não têm conhecimento da doença.

• Saúde certifica residentes e aprimorandos do Guilherme Álvaro

Na próxima terça-feira, dia 25 de janeiro, 48 alunos dos programas de Residência Médica e Aprimoramento Profissional do hospital estadual Guilherme Álvaro, da Secretaria de Estado da Saúde, receberão certificados de conclusão dos cursos.

• Instituto Butantan vai pagar R$ 2 mil por melhor logomarca de seus 110 anos

O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, está com inscrições abertas para o concurso que vai selecionar a logomarca comemorativa dos 110 anos da instituição.

• Hospitais de SP expandem ações de preservação ambiental

A preocupação com o meio ambiente está mobilizando cada vez mais os hospitais públicos estaduais de São Paulo, que nos últimos anos vêm expandindo suas iniciativas de sustentabilidade.

• Adoniran Barbosa anima bailão de idosos para celebrar aniversário de SP

Nesta sexta-feira, 21 de janeiro, cerca de 800 idosos vão iniciar as comemorações do 457º aniversário da cidade de São Paulo de uma forma bem especial: dançando músicas de Adoniran Barbosa no em um bailão promovido pela Secretaria de Estado da Saúde no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na zona leste da capital paulista. A entrada é gratuita.

• Saúde de SP manda reforço médico para o Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo encaminha nesta segunda-feira, 17 de janeiro, duas equipes médicas para auxiliar no atendimento de vítimas da catástrofe ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro.

• Mais da metade dos paulistas só faz 1º teste de HIV após os 30 anos

Mais da metade da população paulista faz o primeiro teste de HIV somente após completar os 30 anos de idade. É o que aponta levantamento da Secretaria de Estado da Saúde com base em 36 mil testes rápidos realizados durante a campanha Fique Sabendo 2010, promovida entre novembro e dezembro.

• SP cria ¿agência¿ da Saúde na Baixada Santista

O governo do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras da Baixada Santista, decidiu criar uma espécie de “agência” da Saúde da Baixada Santista. O objetivo é planejar ações integradas para melhorar a saúde pública na região, incluindo a reorganização dos serviços, controle de doenças, prevenção e promoção de saúde. A primeira reunião aconteceu nesta segunda-feira, 17 de janeiro, na sede da Secretaria de Estado da Saúde, na capital paulista.

• Saúde vai mandar 1,5 tonelada de remédios para Franco da Rocha

A Secretaria de Estado da Saúde vai encaminhar, a partir desta quinta-feira, 13 de janeiro, uma remessa extra de aproximadamente 1,5 tonelada de medicamentos para o município de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, fortemente atingido pela enchente em razão das fortes chuvas.

• SP busca voluntários para testar vacinas preventivas contra Aids

A Secretaria de Estado da Saúde e a Faculdade de Medicina da USP abrem nesta quarta-feira, 12 de janeiro, o recrutamento de 25 voluntários para um estudo sobre duas vacinas preventivas contra o HIV.

• Ribeirão amplia atendimento a vítimas de violência sexual

A Secretaria de Estado da Saúde irá ampliar o atendimento a vítimas de violência sexual e doméstica na região de Ribeirão Preto. O projeto Seavidas (Serviço de Atenção à Violência Doméstica e Agressão Sexual), do Hospital das Clínicas, foi totalmente remodelado, ganhou sede própria dentro do hospital e, a partir desta terça-feira, 11 de janeiro, passa a ser referência regional, e não mais apenas para o município.

• Mulher que se sente homem terá direito a retirada de útero e de mama pelo SUS

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo irá oferecer, a partir do final deste mês, cirurgias para remoção de útero aos homens transexuais (mulheres que se sentem homem) atendidos no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, na capital paulista.