Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Novo diretor do Instituto Butantan quer acelerar integração entre pesquisa e produção de vacina

O novo diretor do Instituto Butantan, o médico imunologista Jorge Kalil, empossado na manhã desta sexta-feira, 4 de fevereiro, definiu como prioridade em sua gestão a integração rápida entre pesquisa científica e a produção de soros e vacinas, que já corresponde a 80% de toda a produção nacional. Kalil substitui a Otavio Mercadante, que ficou oito anos no cargo.

O novo diretor do Instituto Butantan, o médico imunologista Jorge Kalil, empossado na manhã desta sexta-feira, 4 de fevereiro, definiu como prioridade em sua gestão a integração rápida entre pesquisa científica e a produção de soros e vacinas, que já corresponde a 80% de toda a produção nacional. Kalil substitui a Otavio Mercadante, que ficou oito anos no cargo.

De formação acadêmica e atualmente professor titular da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), Kalil pretende ampliar a variedade e a quantidade de vacinas produzidas. Hoje, o Instituto domina a tecnologia para produção de sete tipos de vacinas e outros 12 tipos de soros.

Neste ano o Butantan, instituição ligada à Secretaria de Estado da Saúde, completou o processo de desenvolvimento da tecnologia para produzir vacina contra o vírus Influenza, causador de vários dos tipos de gripe. Pela primeira vez, ele vai produzir exemplares 100% nacionais do produto para reforçar a campanha anual de vacinação, encabeçada pelo Ministério da Saúde.

“Posso dizer que estou no lugar certo para fazer o que sempre sonhei, que é aliar a ciência, que sempre fez parte da minha vida, à produção prática de produtos que possam melhorar diretamente a saúde da população. A vacina é o meio médico mais eficaz que existe e vamos focar nisso”, disse.

No campo científico, o Butantan produz mais de 200 trabalhos por ano, com publicações nas mais renomadas publicações específicas do mundo. Uma das prioridades para 2011 é iniciar a testagem da vacina para combate à dengue, cujo desenvolvimento se deu em parceria com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH).

O novo diretor também pretende investir em tecnologia de equipamentos de laboratório e novas instalações para áreas técnicas. “A intenção é transformar alguns prédios antigos em patrimônio histórico e construir outros novos”, afirmou.

Jorge Kalil foi empossado em cerimônia que aconteceu no auditório do Museu Biológico e recebeu as boas vindas do secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri. Entre os presentes estiveram representantes das esferas do poder público e alguns dos principais nomes da área médica e de pesquisa científica.

PERFIL – JORGE KALIL

O novo diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil, é médico imunologista e professor titular da Faculdade de Medicina da USP. Natural de Porto Alegre, realizou mestrado e doutorado em Biologia Humana pela Universidade de Paris VII e livre docência pela Universidade de São Paulo.

Kalil é diretor do Laboratório de Imunologia do Incor, vice-presidente da International Union of Immunology Societies (IUIS) e presidente eleito para a gestão 2013-2016. Já foi Assessor do Ministro da Saúde Adib Jatene, em 1995 e 1996, Presidente Fundador da Associação Brasileira dos Transplantes de Órgãos, presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, diretor do Laboratório de Patologia Clínica do Hospital Sírio Libanês e vice-diretor clínico do Hospital das Clínicas.

Como pesquisador já publicou mais 300 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, 76 participações em capítulos de livros, 50 artigos veiculados nos meios de comunicação e é organizador do livro Doenças Alérgicas - Rinite Alérgica. Foi por um ano professor convidado em Stanford onde ajudou a reorganizar o programa de transplantes de rim.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado