Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Grande ABC ganha seu segundo AME

Serviço ambulatorial de alta resolutividade em Mauá fará até 440 mil atendimentos por ano

A Secretaria de Estado da Saúde entregou nesta quarta-feira, 21 de dezembro, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Mauá, o segundo do Grande ABC paulista. A unidade será referência para uma população de 571 mil habitantes nas cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Quando estiver operando em plena capacidade, o novo ambulatório poderá realizar anualmente até 122 mil consultas médicas, 12 mil consultas não médicas (psicólogos, enfermeiros e nutricionistas) e 306 mil exames de apoio diagnóstico. O investimento total para a implantação da unidade foi de R$ 7,4 milhões, entre obras de readequação do prédio, executadas pela prefeitura, e aquisição de equipamentos, mobiliário e informatização, por parte do governo paulista.

O AME Mauá foi implantado em uma área física de 3,2 mil m² e terá, quando estiver em sua capacidade máxima, atendimento em 14 especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia, endocrinologia e neurologia e 11 tipos de exames de apoio diagnóstico, como eletroencefalograma, eletroneuromiografia, ultrassonografia e exames de oftalmologia, entre outros (veja lista completa abaixo).

A unidade também conta com 17 consultórios médicos, quatro outros consultórios não médicos, 13 salas para exames, salas para curativos, medicação, enfermagem e repouso/observação.

Assim como a unidade de Santo André, o AME Mauá será gerido pela Fundação do ABC, Organização Social de Saúde mantenedora da Faculdade de Medicina do ABC e de mais de uma dezena de hospitais no Grande ABC e Litoral paulista.

Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes e, consequentemente, desafogando os hospitais.

Com o início das atividades do AME Mauá, na segunda quinzena de dezembro, é esperada redução de demanda por atendimentos ambulatoriais no Hospital Mário Covas, em Santo André.

"A população do Grande ABC poderá contar com um uma nova unidade que disponibilizará, em um mesmo local, consultas médicas e não médicas, além de modernos equipamentos para exames. Trata-se de um modelo de atendimento ambulatorial que terá como objetivo agilizar o diagnóstico e oferecer mais eficiência em serviços na área da saúde para esta região", afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde.

A unidade está localizada na região central, na rua Américo Perrela, s/nº e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os pacientes deverão ser encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

Especialidades Médicas: Acupuntura; Alergologia; Cardiologia; Dermatologia; Endocrinologia; Endocrinologia Infantil; Gastroenterologia; Nefrologia; Neurologia; Neurologia Infantil; Oftalmologia; Ortopedia; Reumatologia e Urologia.

Serviço de apoio diagnóstico: Ecocardiografia/Ultrassonografia; Eletrocardiograma; Eletroencefalografia; Eletroneuromiografia; Endoscopias; Holter/MAPA; Radiologia Simples; Teste Ergométrico; Estudo Urodinâmico e Exames de Oftalmologia.

Outros Serviços: Serviço Social; Nutrição; Psicologia; Enfermagem e pequenas cirurgias.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado