SP mobiliza 25 mil agentes em Semana Estadual de Combate à dengue

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo irá mobilizar, a partir desta segunda-feira, 4 de abril, 25 mil agentes na Semana Estadual de Combate à Dengue. Uma série de atividades especiais irá acontecer nos municípios paulistas até a próxima sexta-feira, com objetivo de alertar a população sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Na capital a abertura oficial da operação acontecerá a partir das 9h de segunda, no bairro do Campo Limpo, uma das áreas do município consideradas prioritárias no combate à doença. Noventa agentes irão percorrer ruas do bairro, a partir da praça Reinaldo Macanha (entre as ruas Pirajussara Valo Velho e Vitoriano de Oliveira), ponto de encontro dos profissionais.

Por todo o Estado serão realizadas atividades de intensificação de busca e eliminação de focos do mosquito casa a casa, orientação para a população, vistoria de escolas, pedágios educativos e arrastões, entre outras ações.

A Secretaria também irá distribuir cerca de 500 mil panfletos em praças de pedágios de rodovias administradas pela Dersa e pelas concessionárias Colinas, SPVias e AutoBan. Outros 20 mil cartazes sobre a semana estadual foram distribuídos aos municípios para dar visibilidade à campanha.

“Este é um momento crucial para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O calor ainda persiste e as chuvas diminuíram. É preciso que todos estejam atentos para remover os recipientes com água parada, eliminando possíveis criadouros nas residências”, diz o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

No último dia 30 a Secretaria, em parceria com a operadora de telefonia celular Vivo, iniciou o envio de um milhão de torpedos com alertas sobre combate à dengue por todo o Estado, com ênfase nas regiões da Baixada Santista, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, áreas do estado com histórico de forte transmissão da doença.
Balanço da Secretaria apontou que o número de casos de dengue no primeiro bimestre foi 92,6% inferior ao registrado no mesmo período de 2010.

Os municípios paulistas informaram à Secretaria até o final de fevereiro, por intermédio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação) 3.390 casos autóctones (com transmissão dentro do estado) da doença em janeiro e fevereiro. No primeiro bimestre do ano passado houve 46.050.

Para visualizar a lista clique aqui.