Santos tem 1º curso metropolitano para cuidadores de idosos

O Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS IV) realiza até junho o 1º Curso Metropolitano para Cuidadores da Pessoa Idosa. O serviço foi desenvolvido em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS e da Comissão Integração Ensino-serviço da Baixada Santista, além da Coordenadoria de Saúde do Idoso, da Secretaria de Saúde de Santos.

O curso tem como objetivo preparar servidores públicos para cuidar da população idosa, que precisa e merece ter todos os cuidados especiais com sua saúde física, emocional e espiritual a qual, com o passar dos anos sem a devida atenção, é transformada em poli-patologias, isolamentos, complicações de suas doenças e internações.

Lembrando que a Saúde da Pessoa Idosa está contemplada nas linhas de atuação do Plano de Ação Regional de Educação Permanente (Pareps) de 2010. Segundo dados do IBGE de 2009 a Baixada Santista possui uma população total de 1.669.104 habitantes e de idosos de 199.864, correspondendo a 12,0% da população residente.
O município de Santos tem uma população de 417.098 habitantes. Destes, 77.839 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, correspondendo a 18,66% da população residente, destacando-se como uma das cidades com maior número de idosos do país.

Os motivos desta alta prevalência de idosos, além do aumento da expectativa de vida de nossa população, devem-se ao fato de Santos ser uma cidade plana, com sete quilômetros de extensão de praia, possuir o maior jardim de praia do mundo e uma rede de ciclovias, que oferece oportunidades de lazer a esta faixa etária permitindo que essas pessoas se estabeleçam na cidade.

O Curso de Cuidadores da Pessoa Idosa é destinado a servidores públicos que possam se tornar multiplicadores em seus municípios. Assim, o foco deste projetosão os Agentes Comunitários de Saúde, uma vez que estes profissionais atuam nas residências, junto à população idosa, familiares e cuidadores não formais.

O número de vagas destinadas ao curso é de 100, distribuídas entre as Secretarias Municipais de Saúde, DRS IV Baixada Santista, Hoispital Guilherme Álvaro e os AMEs Santos e Praia Grande.

O curso terá o total de 48 horas. As aulas se serão ministradas todas as quintas-feiras das 8h30 às 18h15, no período de 28 de abril a 2 de junho. Alguns dos temas que serão abordados:

- O Cuidador, atividades, leis.
- As reações à perda e à morte.
- Saúde bucal na Terceira idade.
- Espiritualidade na Terceira Idade.
- Diabetes - Pé diabético.
- Atividade física e o idoso.
- Como lidar com as alterações da comunicação no processo de envelhecimento.
- Doenças comuns nas pessoas idosas, sinal de alerta.
- Primeiros socorros.
- Autonomia e independência.
- Hipertensão arterial.
- Higiene, banho de chuveiro e no leito, prevenção da feridas/escarras; arrumação da cama/ sono e repouso.
- Função da nutrição no processo de envelhecimento.
- Interação corpo/mente/música.
- Prevenção de quedas e deformidades.
- Cuidados no manuseio de medicamentos.