Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP terá plano para conter transmissão de doenças na Copa de 2014

O Estado de São Paulo já está se preparando para controlar a exposição da população local e dos turistas nacionais e estrangeiros a doenças transmissíveis durante a Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. A Secretaria de Estado da Saúde decidiu criar um Comitê Estadual de Saúde do Viajante e também irá tratar o assunto durante a primeira Conferência Internacional de Epidemiologia, promovida pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) hoje (29/11) e amanhã na capital paulista.

O objetivo é discutir medidas para orientar a população e os turistas, além de normatizar medidas que fortaleçam a detecção de doenças transmissíveis e evitar a sua propagação no Brasil e em outros países. São Paulo é a principal porta de entrada de estrangeiros no país.

Composto por agentes municipais e estaduais das vigilâncias sanitária e epidemiológica, do controle de doenças do Estado e dos serviços de medicina e atendimento ao viajante do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Hospital das Clínicas da FMUSP, Unifesp e Hospital das Clínicas de Campinas, o comitê criará medidas para o controle de eventos em embarcações e aeronaves, a exemplo de doença meningocócica, catapora, sarampo e rubéola.

“O comitê também será a referência técnica estadual na temática da saúde do viajante, responsável pela troca de experiência com relação à prevenção e ao controle de agravos de importância em saúde pública incidente nesse grupo, atuando na notificação de possíveis riscos ou emergências e na elaboração de planos de preparação para eventos de massa”, afirma Ana Freitas Ribeiro, diretora do CVE.

Durante a 1ª Conferência Internacional em Epidemiologia haverá uma mesa específica sobre Saúde do Viajante, onde a preparação para o enfrentamento de doenças transmissíveis durante os eventos esportivos de massa também será debatida.

O evento, que marca as comemorações dos 25 anos da unidade, promoverá mesas redondas, com a participação de especialistas nacionais e internacionais, entre profissionais da área da saúde, pesquisadores e cientistas. Além de Saúde do Viajante, serão debatidos outros temas ligados à vigilância de doenças, como a pandemia da influenza H1N1, zoonoses, hepatites e tuberculose, entre outras.

Para mais informações sobre os temas em discussão na 1ª Conferência Internacional em Epidemiologia, acesse www.cve.saude.sp.gov.br. O evento acontece no Centro de Convenções Rebouças, que fica na avenida Rebouças, 600 – Cerqueira César.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado