Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP realiza o maior Mutirão do Coração do país

A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), a prefeitura de São Paulo, prefeitura de Campinas, Federação dos Hospitais Filantrópicos e Universidade Nove de Julho, realiza no sábado, 27 de novembro, das 9h às 17h, o 2º Mutirão do Coração do Estado de São Paulo.

O objetivo do mutirão é avaliar o risco que os pacientes atendidos têm de sofrer algum tipo de problema cardíaco nos próximos cinco anos. Para essa avaliação, os pacientes passarão por medição de peso, altura, circunferência abdominal e pressão arterial, além de respoderem um questionário sobre seus hábitos de vida. Quem for avaliado como paciente de risco será encaminhado para acompanhamento em uma unidade pública de saúde. 

O evento tem capacidade para atender 500 mil pessoas. Para isso, serão disponibilizadas 137 unidades de atendimento. Destas, 86 Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo, 5 unidades de Campinas, 35 unidades da rede estadual de saúde, 12 hospitais filantrópicos e 4 ambulatórios da Uninove.    

Para participar não é necessário agendamento prévio, basta comparecer na unidade de saúde participante, apresentar CPF ou cartão do SUS. O endereço dos locais participantes e outras informações podem ser obtidas por meio do site http://www.mutiraodocoracao.com.br (disponível a partir de terça-feira, 23 de novembro).  

"Vamos orientar as pessoas que hoje já apresentam risco de desenvolver doença cardíaca e incentivar a prevenção daqueles que ainda não apresentam. As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de mortalidade da população paulista”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Nilson Ferraz Paschoa. 

A população com idade entre 35 e 74 anos _faixa etária onde o risco é mais elevado_ receberá o resultado da avaliação de risco cardiovascular (baixo, moderado e alto) com orientação para procurar um profissional da área de saúde para acompanhamento, caso seu risco seja avaliado como moderado ou alto. Pessoas abaixo de 35 e acima de 74 anos podem fazer as avaliações e terão os dados coletados, mas não receberão o resultado do risco, que é considerado impreciso pelos especialistas nestas faixas etárias.   

Fatores de risco

A análise dos dados do primeiro Mutirão de Avaliação de Risco Cardiovascular, promovido pela Secretaria da Saúde e pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, revelou que 75% dos participantes possuem pelo menos 3 fatores de risco cardiovascular. A pesquisa revelou também que 33,7% das pessoas têm alto risco de desenvolver doenças cardiovasculares. O estudo, feito com base nas quase 100 mil pessoas que participaram do Mutirão do Coração, foi o mais amplo sobre o tema já feito no país.

Veja a relação dos locais participantes e outras informações aqui.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado