Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Hospital estadual ganha prêmio de gestão inédito na rede pública de saúde

O Hospital Geral de Pedreira, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, acaba de ganhar uma premiação inédita entre hospitais públicos brasileiros: o Troféu Ouro do Prêmio Nacional da Gestão em Saúde, concedido pelo Conselho Regional de Medicina e a Associação Paulista de Medicina, por intermédio do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar.

As melhorias na gestão reconhecidas pela premiação são resultado de um forte comprometimento da direção e equipe do hospital, por meio da efetivação de um plano estratégico elaborado há seis anos e que tinha como objetivo transformar o hospital na melhor unidade de saúde pública do país até 2010. Com a premiação, o Pedreira, que é gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina, atinge nível máximo de excelência em seu sistema de gestão.

Para chegar ao resultado, a direção do hospital obteve assessoria técnica especializada de uma empresa de consultoria, que orientou os responsáveis pela unidade em itens como mapeamento de processos, revisão anual do planejamento estratégico com metas de três a cinco anos, implantação do Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) e de Segurança e Saúde Ocupacional, além da adoção de práticas de responsabilidade social.

A direção do hospital também implantou procedimentos de Segurança da Informação (ISO 20000 e ISO 27000), apoio técnico na elaboração e gerenciamento de protocolos clínicos, pesquisa de satisfação de clientes via Internet, pesquisa de clima organizacional informatizada e avaliação de desempenho, entre outros itens.

O prêmio Compromisso com a Qualidade Hospitalar é um programa de adesão voluntária cujo objetivo é contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar. O prêmio foi criado com o objetivo de estimular organizações da área da saúde a buscar melhorias em suas práticas de gestão. Para concorrer, os candidatos passam por um amplo diagnóstico de seu sistema de gerenciamento.

Inaugurado em 1998, o Hospital Geral de Pedreira foi o primeiro hospital estadual gerenciado por uma Organização Social de Saúde (OSS) no estado de São Paulo. Embora gerenciados por entidades privadas do terceiro setor, os 25 hospitais atualmente sob o modelo continuam sendo patrimônio público, sob responsabilidade e controle do governo do Estado e com atendimento 100% pelo SUS. Modelos similares ao de Organizações Sociais são adotados atualmente em 14 estados e 71 municípios brasileiros.

O Hospital Geral de Pedreira é referência para cerca de 500 mil habitantes dos bairros paulistanos de Pedreira, Campo Grande e Cidade Ademar, na zona Sul de São Paulo. Conta com 270 leitos operacionais e realiza uma média de 1,3 mil internações e aproximadamente 24 mil atendimentos em urgência e emergência por mês.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado