Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

HC, Dante Pazzanese Cratod e Icesp unem forças contra o cigarro nesta 2ª

Três hospitais estaduais e do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) vão unir forças contra o cigarro nesta segunda-feira, 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco. Eles estarão no Conjunto Nacional, em plena avenida Paulista, alertando a população sobre os riscos do cigarro e medindo os níveis de contaminação de fumantes por monóxido de carbono.

A programação, das 10h às 15h, inclui a distribuição de panfletos informativos, apresentações de vídeos, performance educativa sobre o tema, triagem para o público em geral, realizações de exames em busca de lesões na boca causadas pelo cigarro, medição de nível de monóxido de carbono no ar expirado, prova de função pulmonar e aplicação de questionário para a investigação de distúrbios do sono.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, terá a participação de profissionais do Hospital das Clínicas da FMUSP, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira e Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, além de representantes da prefeitura de São Paulo, Uninove e da Aliança de Controle do Tabagismo. Caso necessário, as pessoas serão encaminhadas para tratamento médico especializado.

"Este tipo de ação é de fundamental importância para alertar os fumantes dos riscos que estão expostos. O tabagismo é a segunda causa de morte evitável", enfatiza Stella Martins, cardiologista e coordenadora do programa de atenção ao tabagista do Cratod.

Evento no HC

O Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria, também realiza na uma programação em seu complexo para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco 2010. Das 11 às 14 horas, a concentração será na Praça da Esperança, localizada em frente ao Prédio da Administração do HC, onde fumantes e ex-fumantes poderão realizar, gratuitamente, o teste de monoximetria - que mede a concentração de monóxido de carbono no organismo.
O Programa Plante Saúde HC também promoverá atividades físicas na Praça e distribuirá panfletos educativos pelos Institutos do Complexo. A exposição de um boneco, no Instituto do Coração (Incor), mostrando o impacto do monóxido de carbono nos pulmões é outro destaque da programação.

O evento é aberto aos funcionários, pacientes e a todas as pessoas que estiverem nas imediações do HC.

Serviço:
Dia Mundial Sem Tabaco
Local: Condomínio Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2073.
Data: 31/05
Horário: 10h às 15h
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado