Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Heliópolis tem mutirão de testes de HIV neste sábado

A Secretaria de Estado da Saúde realiza neste sábado, 26 de junho, um mutirão de testagem rápida de HIV na maior favela da cidade de São Paulo. A ação acontece das 10h às 15h, durante a Jornada de Cidadania de Heliópolis, que fica no Centro de Convivência Educativa e Cultura do bairro.

Dezesseis profissionais do Centro Estadual de Referência em DST/Aids, órgão da Secretaria, estarão no local atendendo aos interessados em realizar o exame. São psicólogos, assistentes sociais, biologistas e técnicos administrativos. O resultado do teste rápido fica pronto em até 15 minutos após a coleta de sangue.

O diagnóstico precoce e o início do tratamento antirretroviral em  momento oportuno são imprescindíveis para a qualidade de  vida dos portadores de HIV/Aids. Já a detecção tardia da doença pode prejudicar a eficácia da terapia.

"Com acesso facilitado ao teste anti-HIV, as pessoas têm a possibilidade de iniciarem o tratamento clínico muito mais cedo, aumentando a chance de ter melhor qualidade de vida, caso sejam portadoras do vírus HIV", explica Maria Clara Gianna, diretora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

O teste de HIV é oferecido regularmente em todo o Estado de forma gratuita e sigilosa. Informações sobre os locais de testagem estão no site do Programa Estadual www.crt.saude.sp.gov.br e também telefone 0800- 162550.

Serviço: Centro de Convivência Educativa e Cultura de Heliópolis fica na Estrada das Lágrimas, s/n.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado