Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Peso da mochila deve ser observado pelos pais na volta às aulas

A Secretaria de Estado da Saúde indica alguns cuidados na hora de fazer a mochila das crianças nesta volta às aulas. Cuidados simples podem evitar consequências mais sérias na vida adulta. De acordo com o ortopedista pediátrico do Hospital Infantil Darcy Vargas, Francisco Hélio Violante Júnior, a sobrecarga pode resultar em contraturas, dores, alterações degenerativas e desgate precoce das vertebras.

Segundo o especialista, a organização é a principal aliada na hora de evitar o sobrepeso. "A criança deve se organizar com os pais e evitar carregar materiais desnecessários. A correta distribuição do peso também é importante. O sobrepeso altera nosso ponto de equilíbrio", garante.

Confira algumas dicas:

- Verifique se o peso da mochila corresponde a até 10% do peso da criança.

- Evite usar mochilas que ficaram "frouxas" com o uso. O impacto é maior nestes casos. 

- Evite mochilas com uma única alça.

- Mochilas com divisórias são melhores opções porque permitem organizar e distribuir os materiais. Livros e cadernos devem ser colocados na parte de trás, rente às costas. 

- Lancheira não deve ser colocada dentro da mochila. Ela concentra o peso das costas. O ideal é dividir o peso entre a mochila e outras bolsas que  possam ser carregadas com as mãos. 

- Se possível, evite ter um caderno para cada matéria. Ou organize o material de acordo com as aulas. 

- Mochilas com rodinhas são adequadas desde que se respeite, a altura da criança. Alça mal regulada pode sobrecarregar o quadril e joelhos.

É possível verificar se a altura está correta se as costas das crianças estiverem eretas. 

- Materiais que são pesados devem preferencialmente ser deixados na escola. Converse com a direção sobre essa possibilidade.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado