"Alô, Enfermeiro" dá orientação 24 horas a pacientes com câncer em SP
Um serviço telefônico 24 horas, para que pacientes com câncer possam
tirar dúvidas sobre o tratamento e solicitar orientação ao hospital, sem
sair de suas residências. Esta é a proposta do "Alô, Enfermeiro",
criado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de
Oliveira, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de
Medicina da USP.
O objetivo é proporcionar comodidade e
segurança, sem que o paciente do Icesp precise esperar a próxima
consulta para esclarecer alguma dúvida pontual sobre o tratamento. Cerca
de 2,4 mil telefonemas são recebidos por mês pelo serviço.
As
principais dúvidas são relativas às atividades cotidianas, como uso de
medicamentos, além de esclarecimentos sobre as rotinas hospitalares e
informações referentes ao manejo dos sinais e sintomas ligados à doença
ou ao próprio tratamento.
Inicialmente, o serviço funcionava
apenas das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, mas com a expansão do
hospital e do número de pacientes atendidos, passou a funcionar em tempo
integral neste ano.
"O projeto é uma forma de garantir a correta
assistência ao paciente oncológico, mesmo fora do hospital", afirma
Wania Regina M. Baía, diretora geral da Assistência do Icesp.
Enfermeiro de referência
Já
os pacientes internados no Instituto do Câncer têm à disposição o
"Enfermeiro de Referência". Trata-se de um profissional que recebe o
paciente e o acompanha do início ao término do processo de tratamento.
Com este modelo assistencial o paciente estabelece um elo de confiança
com o enfermeiro e pode ser atendido de acordo com suas
particularidades.
Através de acompanhamento individualizado, o
profissional pode conhecer melhor o paciente, identificando preferências
e dificuldades de cada um. Desse modo, o atendimento se torna mais
personalizado e humanizado.
Cada indivíduo possui uma necessidade
e uma maneira própria de reagir à doença. A idéia do projeto é oferecer
uma assistência segura e abrangente, que atenda as necessidades do
paciente e da família. O profissional poderá se antecipar às
necessidades dos pacientes, planejando e executando um plano de cuidados
multiprofissional e sempre alinhado às necessidades de cada momento do
tratamento", explica Wania Baía.