Variação de preços de medicamentos pode chegar a 1.400%, revela pesquisa inédita

Pesquisa inédita realizada pela Fundação Procon-SP - órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania -, em parceira com a Secretaria da Saúde, constatou grande diferença de preços entre medicamentos - seja de uma loja a outra, seja na comparação entre a referência e o genérico equivalente. O levantamento, referente ao primeiro bimestre de 2010, revela que a diferença de itens semelhantes pode chegar a 1.400%.

No total, a pesquisa envolveu 103 itens (62 de referência e 41 genéricos), em 15 estabelecimentos farmacêuticos distribuídos pelas cinco regiões da cidade de São Paulo.

Os resultados do levantamento mostram ao consumidor que a pesquisa de preço é fundamental antes da compra de medicamentos, pois os valores dos produtos podem ter variações consideráveis de um estabelecimento para outro, inclusive por ocasião de descontos especiais e promoções.

Na comparação entre preços de medicamentos de referência e genéricos, observa-se que a diferença pode ser exorbitante. Por serem produzidos por diversos laboratórios, os medicamentos genéricos são, em geral, mais baratos. Mas é bom lembrar que um mesmo "genérico" pode apresentar preços diferentes.

Assim como acontece com as pesquisas de material escolar, ovos de páscoa entre outros, a Fundação Procon- SP manterá a pesquisa de medicamentos em sua rotina de atividades. Os relatórios serão publicados bimestralmente.

Veja as maiores diferenças encontradas:

1ª Maior Diferença: 1.415% - Medicamento Hidantal (Fenitoína)

Apresentação: 100 mg. - 25 comprimidos

Maior preço do medicamento referência: R$ 6,06 (Drogão - Região Sul)

Menor preço do medicamento genérico: R$ 0,40 (Farmalife - Centro)

Diferença valor absoluto: R$ 5,66

2ª Maior Diferença: 964,55% - Medicamento Voltaren (Diclofenaco Sódico)

Apresentação: 50 mg. - 20 comprimidos

Maior preço do medicamento referência: R$ 20,12 (Drogaria São Geraldo - Região Oeste)

Menor preço do medicamento genérico: R$ 1,89 (Drogaria Campeão - Centro)

Diferença valor absoluto: R$ 18,23

3ª Maior Diferença: 879,19% - Medicamento Tylenol (Paracetamol)