Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP tem mutirão de papanicolau neste sábado

O Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, da Secretaria de Estado da Saúde, realiza neste sábado, 11 de dezembro, um mutirão de exames de papanicolau. O objetivo é detectar precocemente e tratar lesões que possam evoluir para o câncer de colo de útero.

As mulheres interessadas em participar devem ter entre 18 e 60 e comparecer à unidade entre às 8h e às 13h, portando RG e CPF. Não é necessário agendamento prévio.

O resultado do exame será entregue em até 15 dias e as pacientes que apresentarem alguma anormalidade serão encaminhadas para acompanhamento e tratamento no próprio hospital.

"O câncer de colo do útero é o segundo que mais leva mulheres a óbito no país. É uma doença que, se detectada precocemente, tem 100% de chance de cura. Por isso é importante realizar o exame de papanicolau pelo menos uma vez por ano", afirma Cecília Roteli Martins, ginecologista e coordenadora do Mutirão.

O exame de papanicolau é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo do útero. A partir da coleta e análise do material uterino é possível medir o nível hormonal da mulher e detectar anomalias nas células da região vaginal, além de outras doenças, como o HPV (papiloma vírus humano).

O Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros fica na avenida Celso Garcia, 2.477, Belenzinho. Informações  podem ser obtidas pelo telefone (11) 2292-4188, ramais 205 e 325.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado