Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL PARTICIPAM DE JOGOS ESPORTIVOS NO HC

Futebol de salão, handebol, provas de revezamento, arremesso e queimada serão as atividades realizadas por 80 jovens com paralisia cerebral nesta quinta-feira, dia 2, a partir das 8h30, na quadra da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC). Os Jogos Anuais de Terapia Esportiva são realizados pelo Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, com os pacientes que participam das atividades de terapia esportiva.

O principal objetivo dos jogos é facilitar a inserção social de pessoas com paralisia cerebral. Para ajudar na melhora da coordenação motora, um grupo de profissionais utiliza-se de várias modalidades do esporte para estimular as funções do aparelho locomotor destes pacientes.

Segundo o ortopedista e coordenador do Programa, Arnaldo Hernandez, a atividade esportiva muda a vida de pessoas que antes praticamente nem saiam de casa. “Os pacientes são incentivados a descobrir seus potenciais e auxiliar uns aos outros”.

A paralisia cerebral é uma deficiência do sistema nervoso central que ocorre antes, durante ou depois do parto - até os seis anos de idade, ocasionada por uma falta de oxigenação no cérebro. Além das alterações na coordenação motora, alguns pacientes podem apresentar problemas mentais, auditivos, visuais e na fala.

O Programa realizado pelo Instituto de Ortopedia faz com que os pacientes tenham mais disposição, força muscular, flexibilidade, agilidade, coordenação, rapidez, velocidade, equilíbrio, autoconfiança, além de melhorar a condição cardiorrespiratória.

Data: Quinta-feira, dia 2 de dezembro de 2010
Horário: 8h30
Local: Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz – Rua Artur de Azevedo, nº 1 – São Paulo / SP
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado