Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde convoca população a doar sangue

A Secretaria de Estado da Saúde deu início esta semana à uma Campanha de Doação de Sangue em todo o Estado de São Paulo. O objetivo da campanha é aumentar o estoque de sangue, que sofreu uma queda de 40% em setembro. Entre os motivos para essa diminuição, estão o frio, que costuma provocar uma queda de cerca de 30% nas doações, e um possível receio da população em freqüentar locais fechados e hospitais provocado pelo vírus da gripe A (H1N1).

"É sempre importante reafirmar a importância da doação regular de sangue. O procedimento é completamente seguro e ajuda a salvar vidas. Com o fim do inverno e a forte queda dos casos de gripe, dois dos possíveis motivos para a diminuição nas doações, é fundamental que a população volte aos postos de coleta de sangue em todo o Estado", afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.

A lista de endereço dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site da Secretaria de Estado da Saúde: www.saude.sp.gov.br

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado