Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde realiza I Encontro Paulista de Prevenção e Controle das DST/Aids

Como prevenir-se das DST/AIDS hoje? É preciso diversificar as estratégias de prevenção, disponibilizar insumos necessários e utilizar todos os meios de comunicação para garantir que a informação chegue a todas as populações e comunidades. Para avaliar os métodos utilizados ontem, discutir os recursos disponíveis hoje e pensar a revenção de amanhã, a Coordenação Estadual DST/Aids promoverá de 4 a 6 de novembro, no Hotel Bourbon Convention (Av. Ibirapuera, 2927, Moema, SP), o I Encontro Paulista de Prevenção e Controle das DST/Aids.

O evento apresentará o cenário contemporâneo no campo das DST/aids, a epidemia no Estado de São Paulo e subsídios para as políticas de prevenção, a importância da parceria entre governo e sociedade civil para o trabalho de prevenção às DST/aids, vulnerabilidade nas diferentes fases da vida e contextos e os desafios da prevenção para os tempos atuais.

"Neste encontro, vamos discutir com profundidade as questões relativas à prevenção às DST/AIDS no Estado, contemplando situações de diversidade própria das grandes metrópoles assim como a especificidade dos pequenos municípios, sempre preocupados em atender as necessidades da populações geral e também as mais vulneráveis", observa Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

Trabalhos inovadores provenientes de todo Estado de São Paulo serão apresentados em forma oral ou pôster durante o evento. Entre eles: o teatro como ferramenta na prevenção as DST/HIV/aids no complexo penitenciário de Hortolância-SP, abordagem das DST/HIV junto a adolescentes confinados e ações de prevenção na estratégia saúde da família às populações vulneráveis ao HIV/aids.

No dia 4 de novembro serão realizados dois eventos: III Encontro Estadual Aids e Religiões a Mostra Saúde e Educação 2009. O primeiro terá por objetivo compartilhar experiências de sucesso realizada com grupos religiosos (evangélicos, afro-brasileiros, católicos) em vários municípios, desde 2001. Um os pontos altos do evento será a discussão sobre diversidade sexual e religião e o suporte religioso prestado em hospitais e serviços de assistência especializada. "Hoje temos experiências e lições aprendidas que já podem ser ampliadas para todo Estado", comenta Paula Sousa, do Núcleo de Atenção Básica da Área de Prevenção.

A Mostra Saúde e Educação 2009 antecederá o Encontro Paulista de Prevenção e Controle às DST/Aids, e tem como meta proporcionar a troca de experiências entre os diversos atores que desenvolvem ações relacionadas à redução dos diferentes contextos de vulnerabilidade nos quais os adolescentes brasileiros encontram-se inseridos. "O objetivo desta atividade é dar visibilidade aos projetos e experiências bem-sucedidas em saúde e educação preventiva em DST/aids, com jovens e adolescentes no Estado de São Paulo no âmbito do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas", explica Elvira Filipe, gerente da Área de Prevenção. 

A organização deste evento está a cargo da Comissão Intersecretarial Saúde e Educação, composta pela Coordenação Estadual DST/Aids, Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria da Educação, Movimento de Adolescentes do Brasil e Grupo de Adolescentes Multiplicadores.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado