Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

HOSPITAL DAS CLÍNICAS E HOSPITAL CLÍNICO DE BARCELONA CRIAM REDE INTERNACIONAL DE PESQUISA

Promover pesquisas e formar profissionais para atuar em centros de excelência em medicina avançada na América Latina. Com esses dois principais objetivos, o Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, e o Hospital Clínic I Provincial da Universidade de Barcelona assinam convênio nesta quarta-feira, dia 21, em São Paulo. O evento contará com a presença do do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e do hepatologista espanhol Vicente Arroyo - um dos pesquisadores de maior destaque no mundo em doenças do fígado.

De acordo com o professor titular de Gastroenterologia do HC, Flair Carrilho, o Hospital Clínic de Barcelona tem um papel histórico importante na formação de recursos humanos para a América Latina. "Os melhores especialistas em fígado do Brasil passaram pelo HC de Barcelona, que é referência mundial nessa área", ressalta, acrescentando que o Hospital das Clínicas de São Paulo poderá, em breve, ocupar esse espaço de formação profissional, evitando que nossos profissionais tenham de ir à Espanha. "A internacionalização do HC da FMUSP é uma das nossas prioridades administrativas", informa.

Com a criação da rede internacional, a ideia é ampliar a integração para outros centros de excelência em medicina e pesquisa biomédicas de países como o Chile, México e Colômbia. "Teremos a presença de convidados desses países, durante o evento, para trocar experiências e debater propostas", explica o doutor Flair.

Segundo o professor, algumas iniciativas do HC brasileiro serão expostas aos representantes internacionais, como por exemplo o Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (Proahsa). "Na Espanha, eles não têm residência em gestão hospitalar e vamos mostrar a contribuição disso para a formação e aperfeiçoamento de pessoal, pesquisa e prestação de serviços", aponta.

A programação do encontro terá início às 9 horas, na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina da USP, com palestras do presidente do Conselho Deliberativo do HC, professor doutor Marcos Boulos; do superintendente do HC, doutor José Manoel de Camargo Teixeira; do diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona, Francesc Cardellach; do catedrático de Medicina do Hospital Clínic Provincial de Barcelona, hapatologista Vicente Arroyo; e do consejero delegado do HCPB, Raimon Belenes.

A assinatura do convênio está prevista para 14 horas. Já às 16 horas haverá uma reunião com os representantes dos outros países da América Latina. "Vamos passar um dia inteiro juntos para debater as parcerias", resumiu o professor Flair.

Data: Quarta-feira, dia 21 de outubro de 2009
Horário: Assinatura do convênio às 14 horas
Local: Sala da Congregação da FMUSP - Av. Dr. Arnaldo, 455 - São Paulo

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado