Saúde alerta para cuidados com a saúde bucal durante a gestação

Enjôos e vômitos são frequentes no início da gravidez. Além do incômodo, podem provocar erosões ácidas ou descalcificações nas superfícies dos dentes, que poderão, no decorrer da gestação, auxiliar no desenvolvimento de doenças bucais, como a periodontite. O cuidado com a saúde bucal da mulher deve ser realizado com atenção e acompanhado periodicamente por um dentista, pois além de prejudicar a mulher, o bebê também corre risco. Estudos mostram que os focos de infecção podem aumentar as chances de um parto prematuro.

O tratamento dentário pode ser feito em qualquer época da gravidez, porém o mal estar sentido pelas mulheres tem maior incidência no primeiro trimestre da gestação. O segundo trimestre é o período ideal para começar um tratamento bucal durante o pré-natal, pois a mulher se sente mais a vontade neste período. No entanto, a avaliação odontológica, limpezas e check ups podem e devem ser realizados a qualquer momento, bem como os procedimentos de emergência.

"Cuidados com a higiene evitam que as mudanças que normalmente ocorrem durante a gestação prejudiquem a saúde bucal. O acúmulo de placa bacteriana nos dentes é responsável pelo aumento da suscetibilidade a cárie e gengivites (doenças periodontais)", afirma o professor e dentista do Hospital e Maternidade Interlagos, Francisco Barata Ribeiro.

Além das mudanças naturais que acontecem com o corpo da mulher, a ingestão de alimentos cariogênicos, como doces em geral, entre as refeições, aumenta a incidência de problemas orais.

Cuidados simples com a higiene auxiliam no tratamento, que deve ser sempre receitado por um dentista. Além disso, a substituição de doces por frutas e vegetais na alimentação evitam o aparecimento de doenças e contribuem para a saúde geral da mulher e formação do bebê.

Dicas simples de higiene bucal durante a gravidez:

Escovação dos dentes após as refeições;

Uso de fio dental;

Uso de enxaguatório bucal, que ajudam na diminuição de bactérias;

Ingestão de alimentos balanceados, de preferência que contenham vitamina B e cálcio;

Evitar ingestão de alimentos com alto índice de carboidratos, preferir frutas e vegetais;

Consultar regularmente o seu dentista

Publicado por Assessoria de Imprensa em