Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP vacina 1,8 milhão de crianças até 15h

Balanço parcial da Secretaria de Estado da Saúde aponta que, até as 15h deste sábado, 20 de junho, o Estado de São Paulo conseguiu vacinar 1.823.219 crianças com menos de cinco anos contra paralisia infantil. A meta é vacinar 2,9 milhões de crianças nesta faixa etária.

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, abriram a campanha pela manhã na Capital, em um evento circense no Parque do Ibirapuera. 

Nesta primeira etapa da campanha, foram mobilizados 16,4 mil postos fixos e volantes em todo o Estado, funcionando das 8h às 17h. São 53,2 mil profissionais de saúde, 4,3 mil veículos e cinco barcos envolvidos na operação. A segunda etapa ocorrerá em 22 de agosto.

Há 21 anos o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.

"É muito importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam levadas aos postos de saúde hoje para receber uma dose da vacina Sabin, que é a garantia de proteção eficaz contra a poliomielite", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Além da vacina contra a poliomielite, as doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite também estarão disponíveis nos postos de saúde durante a campanha.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado