Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

81% dos bares e restaurantes já estão se adequando à nova lei antifumo

Faltando menos de um mês para a lei antifumo entrar em vigor, balanço feito pela Secretaria de Estado da Saúde relativo aos cinco primeiros dias de blitze educativas diárias em bares e restaurantes aponta que 3.861 estabelecimentos comerciais já foram visitados em 30 cidades do Estado - 1.403 apenas na capital paulista. Desse total, 81% dos locais já estão em processo de adaptação à nova lei.

Para isso, cartazes alertando sobre a proibição ao cigarro foram colocados nos estabelecimentos, funcionários começaram a ser treinados e os próprios clientes já começaram a ser alertados sobre a nova lei. Nos demais 19% dos estabelecimentos, a situação permanecia a mesma do período anterior à sanção da lei.

A ação tem como principal objetivo disseminar a cultura do ambiente livre do tabaco. "A recepção que estamos tendo durante essas ações é a melhor possível. Na maioria dos lugares, providências já foram tomadas para a adequação à lei antifumo. Nos locais em que nada havia sido feito, fomos especialmente cuidadosos no sentido de mostrar a importância de manter o ambiente livre do tabaco, não apenas para evitar punições, mas principalmente para a defesa da saúde dos clientes e funcionários", afirma Cristina Megid, diretora da Vigilância Sanitária.

Desde a última quarta-feira, dia 1º de julho, cerca de 500 fiscais da Vigilância Sanitária e do Procon vêm realizando todos os dias visitas a estabelecimentos comerciais, principalmente bares e restaurantes, para esclarecer dúvidas de proprietários e de clientes a respeito da nova legislação. O balanço contabilizou as ações realizadas de quarta-feira a domingo (1 a 5 de julho). As blitze educativas irão continuar até agosto.  

Durante essa fase, antes da entrada em vigor da nova lei, no dia 7 de agosto, os agentes orientam proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos comerciais, além de tirar dúvidas dos clientes sobre as medidas previstas na nova legislação. Durante as ações são distribuídas aos proprietários e clientes cartilhas esclarecendo aspectos da lei.

Os fiscais também orientam sobre outras medidas a serem adotadas até a entrada da lei em vigor, como remoção dos cinzeiros, eliminação das áreas para fumantes e afixação de avisos sobre a proibição do fumo em locais visíveis.

A Lei Antifumo proíbe o uso de cigarros e demais produtos fumígenos nos ambientes fechados de uso coletivo em todo o Estado de São Paulo. A nova lei alinha São Paulo com a tendência internacional de combate aos males causados pelo tabagismo, principalmente em relação ao fumo passivo. Cidades como Nova York, Paris e Buenos Aires já adotaram com sucesso medidas similares.

Veja os locais onde já houve blitze e o número de estabelecimentos visitados:

Município
Visitas
ARAÇATUBA
69
ARARAQUARA
65
ASSIS
74
BARRETOS
23
BAURU
82
BOTUCATU
69
CAMPINAS
277
CARAGUATATUBA
65
FRANCA
63
FRANCO DA ROCHA
28
ITAPEVA
66
JALES
48
MARÍLIA
51
MOGI DAS CRUZES
46
OSASCO
69
PIRACICABA
182
PRESIDENTE PRUDENTE
75
PRESIDENTE VENCESLAU
105
REGISTRO
62
RIBEIRÃO PRETO
286
SANTO ANDRÉ
146
SANTOS
15
SÃO JOÃO DA BOA VISTA
221
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
79
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
153
SÃO PAULO
1403
SOROCABA
152
SUZANO
18
TAUBATÉ
41
VOTUPORANGA
36
TOTAL
3861
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado