Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Tempo chuvoso aumenta risco de doenças infecto-contagiosas

As chuvas vieram com força nos últimos dias, causando enchentes e, consequentemente, aumentando o risco de doenças infecto-contagiosas. Por isso a Secretaria de Estado da Saúde está fazendo um alerta sobre a necessidade de prevenção para evitar problemas de saúde ocasionados pelo contato com a água suja das chuvas, que carregam uma série de bactérias e vírus.

Um dos principais problemas é a leptospirose, doença causada por uma bactéria encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana. Se a pessoa tiver contato com a água ou a lama das enchentes precisa ficar atento a sintomas como febre, dor muscular, náuseas e dor-de-cabeça. Nesse caso, será preciso procurar um médico imediatamente e relatar que teve contato com alagamentos. 

Outra doença que pode surgir após o período de chuvas é a hepatite A, que pode ser transmitida pela água misturada com esgoto humano. As enchentes também aumentam o risco de diarréia aguda, causada por bactérias, vírus e parasitas, além da febre tifóide, causada pela salmonella typhi, bactéria encontrada nas fezes de animais.

"Quem tiver a casa ou estabelecimento comercial invadido pela água das enchentes deve tomar alguns cuidados ao fazer a faxina, usando, por exemplo, luvas e botas ou sacos plásticos para proteger as mãos e os pés", afirma o médico infectologista Jean Gorinchteyn, do hospital estadual Emílio Ribas. "É importante jogar água sanitária diluída antes de arrastar a lama".

Segundo a especialista, os objetos como roupas, sapatos e tapetes devem primeiro secar no sol, para matar as bactérias, para depois serem lavados. E os remédios e alimentos que tiveram contato com a água da enchente precisam ser descartados.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado