Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Aids: população pode tirar dúvidas e fazer o teste antes do Carnaval

Os paulistas estão mais conscientes quanto à importância da realização de testes para detecção precoce de doenças sexualmente transmissíveis. Somente entre 2000 e 2006, o número de exames realizados na rede pública aumentou 34 vezes no Estado de São Paulo, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. Em 2000 foram realizados 1.453 testes em todo o Estado, contra 50.727 em 2006.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Maria Clara Gianna, detectar precocemente doenças como Aids, hepatite e sífilis é primordial para a manutenção da qualidade de vida do paciente e para evitar problemas como a transmissão vertical (mãe para filho) do HIV e a sífilis congênita. "No caso da Aids, por exemplo, uma das principais causas de óbito é a descoberta tardia da doença", afirma a médica.

Para facilitar o acesso da população aos testes, o Estado de São Paulo conta hoje com 97 Centros de Testagem e Aconselhamento distribuídos por 60 municípios. Esses serviços são responsáveis pela identificação de 68% dos casos de Aids no Estado.

Os testes são realizados de maneira sigilosa e o resultado dos exames sai em até 15 dias. Em algumas unidades estão disponíveis os testes rápidos para HIV, em que o resultado sai na mesma hora e o paciente já é encaminhado para o aconselhamento e para a realização da contraprova. 

Para visualizar a lista com o endereço das unidades clique aqui ou ligue para o Disk DST/Aids (0800 162550).

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado