Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde mede dependência de fumantes no Parque do Ibirapuera neste sábado

A Secretaria de Estado da Saúde promove neste sábado, 29 de agosto, no Parque do Ibirapuera, uma ação para orientar os fumantes sobre os riscos do cigarro e avaliar o grau de dependência das pessoas em relação ao tabaco.

Das 9h às 15h profissionais do Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas), órgão da Secretaria, estarão no local e irão distribuir materiais informativos à população. A participação é voluntária e gratuita.

Os interessados poderão fazer o exame de monoximetria, uma espécie de bafômetro que mostra o índice de monóxido de carbono no organismo, além de responderem ao Teste de Fargestron, que traz perguntas como quanto tempo após acordar a pessoa acende o primeiro cigarro e se tem dificuldade de não fumar em locais fechados como cinemas e teatros, por exemplo.

As pessoas com maior grau de dependência serão orientadas a procurar unidades do SUS (Sistema Único de Saúde) que oferecem atendimento gratuito contra o tabagismo. As demais receberão dicas no local sobre medidas que podem auxiliar a largar o vício.

"O tabagismo é a segunda maior causa de morte evitável no mundo, e por isso ações como esta são fundamentais para conscientizar a população", afirma Luizemir Lago, diretora do Cratod.

O atendimento irá acontecer na Marquise do Ibirapuera, com entrada pelo portão 3.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado