75% dos casos de câncer de boca têm diagnóstico tardio
Cerca de 75% dos casos de câncer de boca são diagnosticados quando a doença já está em estágio avançado. É o que mostra um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde com base nos atendimentos realizados pelo Hospital Heliópolis. A unidade é referência nacional no tratamento de doenças ligadas da cabeça e do pescoço e atende cerca de 7 mil pacientes com diagnóstico de câncer de boca por ano.
Uma das razões para o elevado percentual de doentes em estágio avançado da doença é a falta de observação do pacientes ao aparecimento dos primeiros sintomas. É comum, por exemplo, que os pacientes confundam as feridas ocasionadas pelo câncer com aftas.
"As aftas doem e são curadas em cerca de 10 dias. Já o câncer de boca pode ser silencioso, uma vez que a pessoa não sente dor no estágio inicial da doença. Isso pode retardar o diagnóstico", afirma Carlos Lehn, coordenador do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do hospital.
O estudo mostra ainda que 90% dos pacientes vítimas de câncer de boca são homens com idade entre 50 e 60 anos que fumam cerca de um maço de cigarros por dia e ingerem bebida alcoólica regularmente.
A incidência de casos avançados da doença pode ser evitado com cuidados simples como uma boa higiene bucal, boa alimentação e observação regular da boca. "Além de escovar os dentes regularmente é importante ficar atento ao aparecimento de ‘bolinhas brancas' na boca e feridas que não cicatrizam", afirma Lehn.
Dicas para prevenir o câncer de boca
Não fumar
Consumir bebida alcoólica com moderação
Escovar os dentes regularmente
Ingerir frutas, verduras e legumes
Consultar um dentista regularmente
Observar possíveis alterações, feridas e manchas no interior da boca