OUVIDORIA DA SECRETARIA DA SAÚDE DE SÃO PAULO

A A A Tamanho do texto

PROPOSTA DE TRABALHO DA OUVIDORIA CENTRAL COM OS DEMAIS SERVIÇOS DE OUVIDORIA DAS UNIDADES DE SAÚDE ESTADUAIS

 

         Foi instituído em dezembro um Grupo de Trabalho para propor plano de Reestruturação do Serviço de Ouvidoria no âmbito da Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo. Em 2013 com o trabalho concluído, apresentou-se a proposta ao Secretário que entendeu pertinente aos propósitos e indicou início imediato.

 

          A Reestruturação da Ouvidoria traz como concepção o entendimento de que Ouvidoria ou SAU é o conjunto de todos os serviços de escuta do cidadão no âmbito Estadual.

 

          Atualmente a gestão estadual pode contar com a possibilidade de controle da quantidade dos serviços prestados, no entanto, não é o que ocorre com o conhecimento da qualidade da prestação dos mesmos. A cada dia, fica mais evidente, a importância de conhecermos a qualidade dos serviços prestados como a possibilidade de nortear práticas mais resolutivas.

 

      Os avanços tecnológicos devem ser acompanhados pelos avanços da participação do cidadão dando cumprimento a Lei que criou o SUS e propiciando a corresponsabilidade do cidadão na gestão dos recursos existentes.

 

       Dentre todas as propostas apresentadas pelo grupo que estudou a Reestruturação da Ouvidoria, entendeu-se que a primeira meta a se atingir será a de que as Ouvidorias/SAU dos Serviços Estaduais de Saúde devam pactuar dos mesmos entendimentos sobre atendimentos, registros e elaboração de relatórios da Ouvidoria/SAU.

 

           A geração de informações confiáveis e que traduzam a qualidade dos serviços prestados, é estratégica para a Gestão.

 

               Para que isso aconteça será necessário padronizar os serviços de Ouvidoria ligados ao Estado, trabalhar o entendimento sobre os princípios, competências, atribuições, indicadores e metas.

 

             Hoje, estamos com um grande número de parceiros, entre eles, Fundações, Autarquias e Coordenadorias, que totalizam mais de 240 Unidades de Saúde vinculadas ao Estado.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado