Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes

A A A Tamanho do texto

Psicologia

 

 

Serviço voltado para a promoção da saúde mental do idoso, dentro de uma visão do envelhecimento como uma etapa do desenvolvimento.

 

Oferece um espaço de escuta que permite ao idoso expressar suas concepções, perceber potencialidades, desejos e aspirações neste momento vital de suas vidas.

 

Procura promover a aquisição e ou manutenção da autonomia, visando melhoria na qualidade de vida.

 

Efetua as seguintes tarefas:

 

- Psicoterapia individual;

 

- Psicoterapia de grupo;

 

- Avaliação neuropsicológica;

 

- Oficinas temáticas (conversas e memórias, contação de histórias, oficina de memória);

 

- Grupos educativos e informativos;

 

- Visitas domiciliares;

 

- Grupos terapêuticos para cuidadores de idosos;

 

- Atividades em grupo:

  • Conversas e Memórias

Objetiva oferecer aos idosos um espaço protegido e comunitário para troca de experiências e de reflexão sobre aspectos da vida passada, presente e sobre o futuro. Promove melhor convivência com outras pessoas, fortalecimento da autoestima e facilita a reconstituição de projetos de vida.

 

  • Contação de Histórias

Capacitação de idosos para se tornarem multiplicadores de ações em saúde. Tem como objetivo permanente analisar a produção do valor social e empoderamento dos participantes do Programa, através da observação e da escuta ativa de seus relatos e da avaliação de seu desempenho nas apresentações.

 

  • Lian Gong

Prática corporal chinesa: integra a tradição milenar das artes corporais chinesas aos modernos conhecimentos da medicina ocidental. Tem como objetivo prevenir e tratar as dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural.

 

  • Dança Sênior Sentada

Atender a população idosa e portadora de deficiências que lhe impeçam ou dificultem a participação em atividades físicas convencionais numa perspectiva de atendimento alternativo em saúde e com enfoque profilático.

 

  • Dança Sênior em pé

Atender a população idosa ativa, com mobilidade e saúde física. Promove a  participação em atividades físicas convencionais numa perspectiva de atendimento alternativo em saúde e com enfoque profilático, trabalhando a conscientização corporal.

 

  • Apoio ao Cuidador

O grupo tem caráter psicoterapêutico e oferece um espaço aos cuidadores informais/familiares de pacientes dependentes de cuidados de terceiros, pacientes estes atendidos ou não por este ambulatório.

Tem como objetivo auxiliar o cuidador familiar a lidar melhor com suas emoções, possibilitar a troca de experiências, amenizar o estresse e a sobrecarga emocional e física advindas da rotina de cuidar, e resgatar outras questões que possam estar interferindo nessa relação.

 

  • Grupo Psicoterapêutico para mães idosas com filhos dependentes químicos/ou alcoolistas

O grupo tem caráter psicoterapêutico e atende mães que trazem queixas de problemas familiares envolvendo história de dependência química em suas famílias, sobretudo com os filhos, em uma fase de suas vidas já permeada por tantas perdas associadas ao envelhecimento. Essas mães idosas são pacientes deste ambulatório.

Tem como objetivo oferecer às mães idosas um espaço onde possam refletir sobre a sua situação atual, entender seu papel na dinâmica familiar e buscar alternativas para lidar com o problema em questão, e outros fatores correlacionados, de uma maneira mais adequada, saudável e menos sofrida. Objetiva, ainda, resgatar outras questões que possam estar interferindo ou contribuindo para que a relação esteja conflituosa.

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado