Instituto Pasteur

Curso de pós-graduação lato sensu/ CEFOR/SUS/SP Especialização em Vigilância da Raiva e de outras Encefalites Zoonóticas Virais

Desde 2017, o Instituto Pasteur se tornou uma das Unidades Didáticas de Apoio do Centro Formador de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde de São Paulo (CEFOR SUS/SP) “Dr. Antônio Guilherme de Souza”, órgão pertencente à Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) e em 2025, oferecerá o Curso de Especialização em Vigilância da Raiva e de outras Encefalites Zoonóticas Virais, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Parecer CEE Nº 209/2024)

Público Alvo:
Graduados em medicina veterinária, biologia, biomedicina e/ou farmácia-bioquímica e outras áreas afins. As vagas serão ofertadas para profissionais com até 5 anos de formação e estudantes que concluírem a graduação até janeiro de 2025.

O objetivo geral:
Este curso visa especializar profissionais em vigilância laboratorial da raiva e de outras encefalites zoonóticas virais, especificamente: Encefalite Equina do Leste, Encefalite Equina do Oeste, Encefalite Equina Venezuelana, com a expectativa de oferecer para o mercado profissionais capacitados para atuar na área laboratorial e vigilância de zoonoses.

Perfil profissional:
Ao término do curso o aluno terá adquirido competências para atuar na vigilância laboratorial da Raiva, gerenciar e executar as atividades padronizadas de laboratório de diagnóstico virológico, sorológico e molecular da raiva, assim como de outras encefalites zoonóticas, especificamente: Encefalite Equina do Leste, Encefalite Equina do Oeste, Encefalite Equina Venezuelana. Poderá colaborar em equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias relacionadas ao diagnóstico e pesquisa da raiva e de encefalites equinas causadas por Alphavirus.

Processo Seletivo:

Período de inscrição: 01 de outubro a 09 de dezembro de 2024 até às 23h59min.
Para efetuar a inscrição:

1. O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 (Trinta Reais) por meio de depósito nas Agências do Banco do Brasil (Agência 1897-X- / Conta corrente: 13.9704-4). Realizar depósito Identificado (Nome e CPF do candidato).

2. Preencher o formulário eletrônico disponível no endereço: https://forms.gle/EHYfLyGE9U4iEPXM9 e anexar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Veja o Edital.

Para elucidação de outras dúvidas, entre em contato com a Seção Pessoal do Instituto Pasteur pelo telefone (11) 3145-3184/3179/3188 ou pelo e-mail: cpge@pasteur.saude.sp.gov.br