Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Pesquisador do IS discute saúde da população negra no "Saúde em Rede"

26 de dezembro de 2019

 

Luís Eduardo Batista, pesquisador do Instituto de Saúde, apresentou a videoconferência intitulada Política de Saúde da População Negra, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, transmitida pela Saúde em Rede – sistema de transmissão de videoconferências da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

 

A conferência foi introduzida por Lígia Soares, coordenadora da Saúde da População Negra na Comissão de Planejamento em Saúde da SEE. Ela relembrou que a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foi instituída há mais de dez anos, mas ainda não está constituída. No Estado de São Paulo, ela foi implantada em apenas 27 municípios. “Sensibilizar os municípios para a adoção dessa política é uma das nossas tarefas o tempo todo”, resume.

 

Luís Eduardo convidou os gestores regionais e municipais de Saúde a dialogarem entre si sobre essa política e incluí-la nas reuniões de trabalho. O intuito da conferência foi exatamente apresentar os dados da pesquisa para que os próprios gestores possam refletir sobre seu trabalho.

 

“Como avaliar uma política para enfrentar problemas estruturais da sociedade brasileira, como o racismo”? Essas são algumas das perguntas que Luís Eduardo propôs durante a conferência. “Se o racismo é estruturante na nossa sociedade, como avaliar se os estados e municípios estão adotando essa política”, indaga.

 

As respostas para essas e outras perguntas sobre a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra estão contidas na reprodução completa da videoconferência que você encontra aqui.

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado