Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

IBGE e Ministério da Saúde realizam segunda edição da PNS

16 de outubro de 2019

 

 

O Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está realizando desde o dia 26 de agosto deste ano a 2ª edição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

 

A PNS é a maior pesquisa de saúde em vigência no país, proporcionando um diagnóstico completo sobre a saúde da população brasileira. Além disso possui como objetivo dotar o país de informações sobre as determinantes e as necessidades de saúde.

 

As informações colhidas pela pesquisa irão subsidiar a formulação de políticas públicas para a saúde através do SUS, alinhando também as estratégias e metas definidas em instrumentos nacionais.

 

Ela é composta por três questionários: o domiciliar, que aborda as características do domicílio, nos moldes do censo demográfico e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD); o relativo a todos os moradores do domicílio, que dará continuidade ao Suplemento Saúde da PNAD, respondido por um morador que fornece as informações sobre os demais; e o individual, a ser respondido por um morador adulto do domicílio, com o foco nas principais doenças crônicas não transmissíveis, nos estilos de vida, e no acesso ao atendimento médico.

 

A PNS fornecerá dados para uma série de programas do Ministério da Saúde, como por exemplo o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo, Estratégia de Saúde da Família, Farmácia Popular do Brasil, entre outros. A previsão para o término do inquérito é dezembro deste ano.

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado