Humanização

A A A Tamanho do texto

Objetivos da Humanização no PES 2012-2015


Estimular a criação, fortalecimento e integração de práticas e planos de gestão e atenção humanizadas considerando as áreas temáticas: humanização da assistência ao parto, saúde do idoso, saúde mental, entre outros.


A busca da geração de planos institucionais de Humanização proposta pela Política Estadual de Humanização visa auxiliar a concretização da integração de práticas de saúde, seja nas unidades, seja nos Departamentos Regionais e municípios. Como tema transversal, a Humanização precisa articular políticas para que sua efetivação para o usuário e para o trabalhador de saúde aconteça de forma integrada. As áreas temáticas, e as diferentes políticas nesse sentido são parcerias vitais para a efetivação da Humanização. 


Estimular a integração, cultura do diálogo e cooperação entre as unidades de saúde, considerando a perspectiva das redes regionais de atenção à saúde.


Com a proposta do Programa Caminhos na Rede a Política Estadual de Humanização visa auxiliar a vencer algumas dificuldades de acesos e trânsito de usuários na rede, principalmente os mais vulneráveis.


Fortalecer e integrar mecanismos de utilização da voz do usuário como ferramenta de gestão e forma de participação e controle social.


A Política Estadual de Humanização visa fortalecer Ouvidorias e integrar as informações obtidas de fontes como o SAU e o Conte Comigo como formas de nortear tomadas de decisões e mudar processos de trabalho. Além disso, Pesquisas de Satisfação dos Usuários também são instrumentos importantes para as unidades e a gestão.


Qualificar e apoiar gestores e profissionais com foco no planejamento, implantação e avaliação das práticas humanizadas nos serviços de saúde do Estado e dos municípios.


Processos de compartilhamento de experiências, encontros, discussões, proposições e pactuações de planos de trabalho são fundamentais para evolução das ações de humanização e sua maturidade nas unidades como processos.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado