Humanização

A A A Tamanho do texto

Experiências

 

Acolhimento da população LGBT ¿

 

Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e pessoas Trans.

 

 

    Élida Rodrigues Luchesi

 

 

Os profissionais de saúde da abrangência do Departamento Regional de Saúde ¿ DRS XIII - Ribeirão Preto estão recebendo orientações através de oficinas de sensibilização sobre as Políticas de Direito da população LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e pessoas Trans.

 

As oficinas são o resultado da parceria da Articuladora de Humanização, Cleonice Aparecida Fonseca de Oliveira e a Enfermeira do GVE - Grupo de Vigilância Epidemiológica, Mônica de Arruda Rocha e tem como objetivo orientar e sensibilizar os profissionais para melhor acolher o público LGBT.

 

Os profissionais das diversas categorias e setores do Hospital Estadual e da Santa Casa de Ribeirão Preto já receberam orientações através da Oficina de Sensibilização. O tema provocou discussões de situações do cotidiano com os presentes, referente ao nome social, o uso de banheiros, utilização das enfermarias masculina e feminina e outros.

 

A palestrante Mônica de Arruda salienta que as ¿discussões são baseadas nos exemplos de casos que ocorrem no cotidiano das instituições¿.

 

A oficina enfatiza a necessidade do diálogo tanto para o usuário como para os profissionais, a fim de construir uma cultura para um atendimento digno, sem discriminação, respeitando os valores de cada um.   

 

De acordo com as responsáveis pela oficina o número de profissionais participantes das palestras tem superado as expectativas, ¿trazendo a reflexão sobre a necessidade de conversas sobre esse tema¿, acrescenta Cleonice Aparecida Fonseca de Oliveira.

 

As oficinas estão sendo disponibilizadas para as instituições hospitalares da abrangência do DRS XIII - Ribeirão Preto e serão realizadas conforme a agenda destas instituições.

 

 

Fonte: Articuladora de Humanização: Cleonice Aparecida Fonseca de Oliveira e a Enfermeira do GVE - Grupo de Vigilância Epidemiológica: Mônica de Arruda Rocha.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado