Hospital Geral São Mateus

A A A Tamanho do texto

Sobre o Núcleo de Segurança do Paciente

 

Núcleo de Segurança do Paciente (NSP)

 

Perante o cenário da assistência à saúde e os aspectos relacionados à segurança do paciente se constituir em um problema de saúde pública.

O Hospital Geral de São Mateus (HGSM), conhecedor dessa realidade propõe no ano de 2014, a implementação do Projeto Paciente Seguro, que teve como proposta a implantação de mecanismos para gerenciar a segurança do paciente.

Essa ação contribui para a qualidade dos cuidados à saúde, a gestão da segurança minimiza possibilidades de falhas na assistência, monitora eventos sentinelas e gera a interação entre profissionais da saúde e paciente.

 

Conjunto da Gestão do NSP

Atuamos preventivamente para que os pacientes tenham uma assistência segura, nossos processos estão em constante aperfeiçoamento, a coordenação do NSP conta com um especialista em Qualidade e Segurança do Paciente e a atuação de uma equipe multidisciplinar de 18 profissionais.

Desenvolvemos nossas ações junto a liderança, fomentamos a cultura de segurança, praticamos gestão de riscos e incidentes, gestão dos processos, monitoramos a segurança na prática assistencial e desenvolvemos capacitações.

 

Indicadores

Os indicadores assistenciais são analisados, junto as notificações de eventos adversos, por uma comissão especifica que realiza reuniões periódicas.

O NSP trabalha com o NEA – Notificação de evento adverso ferramenta interna criada para possibilitar as notificações de eventos adversos por qualquer profissional.

 

Maiores informações

Estamos à disposição para escuta, esclarecimentos de dúvidas ou recebimento de alguma comunicação de evento adverso. Entre em contato pelo e-mail: nsp2018hgsm@gmail.com

O Núcleo de Segurança do paciente (NSP) do HGSM tem como constante desafio implantar e promover práticas voltadas à Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente, tendo como foco os processos de melhoria de trabalho e não a culpabilidade de profissionais.

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado