CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac"

A A A Tamanho do texto

VII Fórum Leishmaniose Visceral do Estado de São Paulo

“Semana de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral do Estado de São Paulo: # Eu apoio e faço parte”.

 

O “VII Fórum de Leishmaniose Visceral do Estado de São Paulo” foi realizado em 08 de agosto de 2019 no Centro de Convenções Rebouças, município de São Paulo, como parte das atividades da “Semana de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral do Estado de São Paulo: # Eu apoio e faço parte”.

 

foto VII Fórum Leish

Fonte: Divisão de Zoonoses/CVE/CCD/SES-SP

 

No evento estiveram presentes profissionais que atuam no Programa de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral (PVCLV) de 97 municípios do Estado, além da participação de técnicos do nível regional da vigilância epidemiológica, controle de vetores e rede de laboratório.
 

Foram abordados assuntos relacionados aos diferentes eixos do PVCLV, como “Classificação Epidemiologica dos Municípios” (Drª Roberta Spinola, CVE), “Novas recomendações para pesquisa de vetores em áreas sem identificação de Lutzomyia longipalpis” (Dr. Cláudio Casanova, SUCEN), “Técnicas de patologia morfológica e molecular aplicados ao diagnóstico da LV” (Drª Juliana Mariotti, IAL), “Código Zoossanitário de Marília: um instrumento legal para ações de controle da Leishmaniose Visceral” (Dr. Fábio Manhoso, UNIMAR e CRMV-SP) e “Experiência do Hospital Veterinário de Presidente Prudente no atendimento de casos de LVC” (Drª Adriana Falco, UNOESTE).
 

Sendo a Leishmaniose Visceral uma doença que envolve áreas que permeiam a saúde humana, animal e meio ambiente, a 7ª edição do evento trouxe a o enfoque de “Saúde Única” com a palestra “Abordagem one health em parasitologia de animais selvagens” do Dr. Estevam Hoppe, FCAV/Unesp-Jaboticabal.
 

Já no enfoque de Educação em Saúde, Drª Nicole Leão, FIOCRUZ/RJ, trouxe com a palestra “Canal Saúde: comunicação e educação em saúde ao alcance de todos” linhas de trabalho do eixo de educação e comunicação que podem ser desenvolvidas no nível local.
 

Dessa forma, o “VII Fórum de Leishmaniose Visceral do Estado de São Paulo” foi um momento para o compartilhamento de experiências e de ampliar a abordagem da doença para o conceito de “Saúde Única”.  

 

Para acesso algumas das apresentações entrar no link
http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-por-vetores-e-zoonoses/aulas/lv19_7forum_programa-com-aulas.pdf

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado