CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac"

A A A Tamanho do texto

Vigilância Epidemiológica Estadual atualiza os casos de sarampo

Vigilância Epidemiológica Estadual atualiza os casos de sarampo

 

 

SP. 04/09/2019

 

 

O Centro de Vigilância Epidemiológica ”Prof. Alexandre Vranjac” divulgou nesta quarta-feira(4) o novo balanço de sarampo no estado de São Paulo.

 

Da semana epidemiológica 01 a 35 foram confirmados 2.982 casos da doença sendo a maioria registrados na capital (1.883) e os demais distribuídos em 110 cidades do interior.

 

No boletim anterior foi  informado a ocorrência de três mortes por complicações da doença; duas crianças menores de um ano ( um da capital e outro de Osasco, na Grande São Paulo) e um homem de 42 anos, sem histórico de vacinação, também da capital.

 

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a campanha de vacinação de dose extra para bebês de seis meses a um ano continua em todo estado.

 

Também continuam sendo realizadas as ações de bloqueio. Quando há notificação de casos de sarampo, agentes de saúde vacinam, sem discriminação de idade ou situação vacinal, as pessoas que tiveram contato com a possível vítima da doença em locais como ambiente de trabalho e condomínio.

 

Quem deve se vacinar

 

 

- Bebês de 6 meses a 1 ano incompletos devem tomar a “dose zero”, que é extra.

Ao completar 12 meses, devem tomar normalmente uma dose da tríplice viral. Aos 15 meses, devem tomar uma dose da tetravalente;

- Pessoas de 12 meses a 29 anos de idade devem ter duas doses da tríplice viral comprovadas. Se não está marcada na carteirinha ou não se lembra, deve procurar uma UBS e regularizar a situação;

- Adultos de 30 a 59 anos devem ter pelo menos 1 dose da tríplice viral;

- Adultos com mais de 60 anos não precisam se vacinar, por já terem tido contato com a doença no passado;

- Profissionais de saúde devem tomar 2 doses da vacina tríplice viral independentemente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

 

Mais informações nos links do CVE e do Ministério da Saúde:

 

http://www.saude.sp.gov.br/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica-prof.-alexandre- vranjac/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-respiratoria/agravos/rubeola-sarampo-e- sindrome-da-rubeola-congenita/sarampo-alerta-boletins

 

http://saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado