CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac"

A A A Tamanho do texto

Manual de Higiene

Melhores práticas para

Higiene e Limpeza em

Ambiente  Hospitalar

 

 

 

 

Fornecer informações quanto às melhores práticas disponíveis quanto à limpeza e desinfecção no ambiente hospitalar como subsídio ao aprimoramento da qualidade da limpeza enfocando, principalmente, o controle de Microrganismos Resistentes (MR).

 

 

Já está disponível no site do CVE o Manual “Melhores Práticas para Higiene e Limpeza em Ambiente Hospitalar, 2019. (link da publicação)

 

A higiene e limpeza ambiental é um dos pilares da prevenção e controle de infecções relacionadas a assistência à saúde. Este manual aborda a higiene ambiental tendo como foco principal a sua contribuição no conjunto de medidas que visam a prevenção da disseminação da resistência microbiana em serviços de saúde. Não pretende substituir o manual “Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies” publicado em 2012 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), mas sim complementá-lo. O documento da Anvisa será referenciado, quando couber.

 

Objetivo deste Manual  é fornecer informações quanto às melhores práticas disponíveis quanto à limpeza e desinfecção no ambiente hospitalar como subsídio ao aprimoramento da qualidade da limpeza enfocando, principalmente, o controle de Microrganismos Resistentes (MR). O público  alvo: -  profissionais dos Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e das comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), coordenadores de Serviços de Higiene e Limpeza (SHL), profissionais responsáveis por contratação, supervisão ou prestação de serviços terceirizados de SHL e profissionais dos grupos de vigilância epidemiológica e sanitária que atuam na área de prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde.

 

Elaborado  pela Divisão de Infecção Hospitalar(DIH) do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” da Coordenadoria de Controle de Doenças, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Coordenado por Denise Brandão de Assis, diretora da DIH  e os colaboradores : Cristiane Schmitt, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, APECIH. Maria Clara Padoveze, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Adriana Maria da Silva Felix, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP, Brasil, APECIH. Amanda Luiz Pires Maciel, Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Ana Rubia Guedes Vinhole, Hospital das Clínicas da FM/USP.Claudia Vallone Silva, Enfermeira Consultora para Prevençãoe Controle de Infecção e Qualidade Hospital Israelita Albert Einstein. Ligia Maria Abraão, Americas Serviços Médicos, United Health Group UHG Brasil. Marcia Maria Baraldi, Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado