CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac"

EPISUS em São Paulo

episus
São Paulo é sede de treinamento voltado às emergências da Vigilância em Saúde

Tendo como ênfase a detecção e resposta às doenças e eventos de saúde pública de importância municipal, estadual, nacional ou internacional, a Secretaria de Estado da  Saúde de São Paulo (SES-SP), e o Ministério da Saúde (MS) iniciaram as primeiras turmas do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS). Em São Paulo,  a organização,  é feita pelo Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”- CVE.

O Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS adota um modelo de treinamento em serviço com enfoque predominantemente prático. Os participantes aprendem e praticam as competências fundamentais utilizadas na linha de frente da vigilância em saúde, tendo como base o contexto de suas áreas de atuação, seja em nível de Estado ou nos municípios. O treinamento tem duração de 96 horas com a realização de oficinas presenciais intercaladas com atividades de campo.

Entre outros propósitos o Programa investe na capacidade dos profissionais de detectar e dar resposta às potenciais emergências de saúde pública local; melhorar a coleta, análise, interpretação e comunicação dos dados de vigilância; e promover a reflexão sobre o ciclo de vigilância em saúde.

Os treinandos selecionados para a primeira turma são do Município de São Paulo e do grande ABC, e concluíram a segunda oficina na última sexta feira 14 de junho. Já, a segunda turma que iniciou a segunda oficina no dia 24 de junho e contou  com participantes do interior do Estado e da Baixada Santista.